Newsletter – 02 de Setembro de 2019

Jornalista é alvo de ofensas e ameaças após publicar reportagem sobre Dia do Fogo

Após a publicação da reportagem “Dia do Fogo: produtores planejam data para queimada na região”, em 05.ago.2019, Adecio Piran, repórter e proprietário da Folha do Progresso — que circula em Novo Progresso, no Pará —, passou a ser alvo de ameaças e ofensas em redes sociais e por meio de um panfleto distribuído na cidade.

Leia mais


Estão à venda os ingressos para o Festival 3i, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20.out.2019 no Rio de Janeiro. O evento reúne jornalistas de Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica, Espanha e Estados Unidos para debater os desafios de se fazer um jornalismo inovador, independente e inspirador.

O 2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário acontecerá amanhã (03.set.2019) no Unibes Cultural, em São Paulo. O evento tem como foco o debate sobre o jornalismo cidadão – que, segundo o pesquisador espanhol Manuel Castells, motiva as pessoas a transformar o mundo em que vivem.

Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão e que podem contribuir na formação do jornalista.

Quando os cientistas erram

 Revista Fapesp

O jornalista Ivan Oransky, especializado na área de saúde, criou o blog Retraction Watch para monitorar as retratações de artigos científicos. O banco de dados foi criado em agosto de 2010 e já reuniu 19,5 mil retratações.

Reflexões sobre o Caso Eloá

Podcast Vida de Jornalista

Na temporada “Memórias”, lançada no começo de agosto, o jornalista Rodrigo Alves fala dos bastidores de coberturas históricas do jornalismo. No episódio “Caso Eloá” ele conversa com Lívia Perez, diretora do documentário “Quem matou Eloá?”, sobre a cobertura midiática do sequestro que culminou na morte da jovem em 2008.

Prisões arbitrárias em junho de 2013

Newsletter Fiquem Sabendo

O Projeto Sem Sigilo revelou informações de um relatório da Inteligência do Ministério da Justiça que vinha sendo mantido em sigilo desde março de 2014. O documento classifica como “arbitrárias” as prisões de jornalistas durante os protestos de junho de 2013.

Jornalismo especulativo

 High Country News (em inglês)  

O High Country News, um veículo independente dos Estados Unidos, usou a ficção científica para ajudar os leitores a compreender os possíveis impactos da mudança climática. A decisão editorial está explicada nessa thread no Twitter.

Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

secretária executiva da Abraji, Cristina Zahar, participa hoje (2.set.2019) de audiência pública sobre liberdade de imprensa no Brasil, no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. A audiência atende a um pedido da senadora Eliziane Gama. Foram convidados também o advogado Lourival Santos, especialista em liberdade de expressão e membro do Conselho, e Francisco Belda, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *