Newsletter – 03 de Fevereiro de 2020

CIDH realiza audiência sobre violações à liberdade de expressão no Brasil

A decisão é resultado de solicitação feita pela Abraji e por mais 16 entidades brasileiras e latino-americanas. A audiência acontece em mar.2020, no Haiti.

Leia mais


Como buscar financiamento para o jornalismo

A cada ano, mais projetos de jornalismo independente têm buscando financiadores para desenvolver seus trabalhos. Dúvidas de como procurar um potencial financiador, como aplicar para patrocínios e quais cuidados tomar são comuns. Pensando nisso, a Abraji traduziu um manual produzido pelo The News & Observer com um passo a passo detalhado.


Desafios de cobrir a migração venezuelana

Fundação Gabo, em parceria com a ACNUR, organiza curso sobre os desafios de uma cobertura jornalística de qualidade da migração venezuelana. Brasileiros(as) podem se inscrever até 2.mar.2020, e 11 sul-americanos serão selecionados para participar do evento na Colômbia. A Abraji conversou com a jornalista colombiana Ginna Morelo, referência no assunto. Confira.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Coronavírus e as agências de checagem

Poynter (em inglês)

Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e hoje diretora adjunta do International Fact-Checking Network, escreveu sobre os desafios que as agências de checagem têm encontrado quando o tema é a desinformação em torno do coronavírus. Desde a semana passada, mais de 60 fact-checkers pelo mundo têm trabalhado em colaboração. É possível acompanhar pelas tags #CoronaVirusFacts e #DatosCoronaVirus. Aqui, uma versão do texto em espanhol.

Os partidos por trás dos desertos de notícias

Núcleo Jornalismo

Lembra do Atlas da Notícia, que revelou que 62,6% dos municípios brasileiros não possuem nenhuma cobertura da imprensa em nível local?  Semana passada, Sérgio Spagnuolo, do Núcleo Jornalismo, mostrou quais são os partidos que controlam as prefeituras dos quase 3.500 municípios que são desertos de notícias.

Educação midiática desde a infância

The Guardian (em inglês)

Na Finlândia, a educação tem sido usada como principal arma contra a desinformação. Esta reportagem do The Guardian mostra como professores têm ensinado as crianças a identificar informações erradas. Por falar em The Guardian, na semana passada o jornal baniu a publicidade de empresas de combustíveis fósseis, em uma manifestação sobre a urgência climática.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

A equipe e a diretoria da Abraji acompanham a intimação de Allan dos Santos (Terça Livre) ao STF, para verificar os motivos e o possível risco à liberdade de expressão.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *