Newsletter – 04 de Fevereiro de 2019

IFEX-ALC condena agressões contra a liberdade de expressão na Venezuela

Como integrante da rede IFEX-ALC, a Abraji subscreveu carta aberta que condena as violações à liberdade de expressão e graves ataques à liberdade de imprensa ocorridas nos últimos dias na Venezuela.

Em 25.jan.2019, o repórter Rodrigo Lopes (RBS) foi retido por duas horas em uma unidade militar em Caracas. O jornalista estava na capital venezuelana para cobrir os desdobramentos da crise política no país. A diretoria da Abraji publicou nota sobre o caso.


Relatório de mortes de profissionais de mídia

O International News Safety Institute (INSI) divulgou em 30.jan.2019 um relatório sobre mortes de profissionais de mídia – que incluem jornalistas e auxiliares, como motoristas – durante 2018. O documento intitulado “Killing the messenger” (Matando o mensageiro, em tradução livre) inclui não só os números de mortes de profissionais, mas também dados sobre o contexto em que elas ocorreram. Brasil foi citado no relatório.

Tendências para o jornalismo de dados em 2019

De acordo com o relatório da Global Editors Network sobre jornalismo de dados, divulgado 17.jan.2019, as principais tendências para este ano são o uso de inteligência artificial, o crescimento de projetos colaborativos e uma maior atenção com a apresentação visual dos dados coletados.

Dicas de avaliação de riscos digitais para jornalistas

Para reduzir os riscos inerentes ao meio digital, Gustavo Gus, um dos membros do Tor Project, compartilhou dicas importantes que jornalistas podem utilizar para avaliar riscos e escolher estratégias para manter suas informações e de suas fontes seguras.

IMWF abre inscrições para financiamento de projetos

A International Women’s Media Foundation está com as inscrições abertas para o Fundo Buffett G. Howard, destinado a mulheres jornalistas que queiram financiar seus projetos e empreendimentos. Interessadas podem se inscrever até 25.fev.2019.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *