Newsletter – 05 de Maio de 2020

15º Congresso da Abraji será virtual e já tem data marcada

Diante da crise de saúde pública global, a Abraji decidiu que o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será on-line, com duração de dois dias. Anote na agenda: 11 e 12 de setembro, sexta-feira e sábado. Em breve, traremos novidades sobre o seminário de pesquisa, a apresentação de TCCs e a programação.

Leia mais


Pandemia como cortina de fumaça para perda de transparência

 Levantamento feito pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coalizão que a Abraji compõe ao lado de outros 21 membros, revela que a pandemia de covid-19 foi citada injustificadamente como motivo para negativa de atendimento a pelo menos 24 pedidos de informação feitos ao Executivo federal de 27 de março a 27 de abril.


Agressões a jornalistas são resultado da postura de Bolsonaro

Confira nota conjunta da Abraji e do Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB sobre os graves ataques contra jornalistas presenciados no feriado do Dia do Trabalhador (1º), no sábado (02) e no domingo (03), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. “A deterioração da liberdade de imprensa, fomentada por autoridades eleitas e servidores públicos, é um risco grave para a democracia”.


Novidades do Programa Tim Lopes

Os desafios de fazer jornalismo nas fronteiras são tema da nova reportagem produzida pelo Programa Tim Lopes de proteção aos jornalistas. O jornalista paraguaio Cándido Figueredo, que vive com escolta há 25 anos, é o entrevistado. Foi nesta região que, em fevereiro, o jornalista brasileiro Léo Veras foi assassinado com 12 tiros quando jantava com a família. O material está disponível no site da Abraji, nas redes sociais e no YouTube.


 Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

A linguagem científica veio para ficar?

 Folha de S. Paulo

Reportagem interessante de Walter Porto na Ilustrada ouviu especialistas sobre a janela que a popularização do uso de termos científicos pode abrir para uma revalorização da autoridade da própria ciência — e sobre o papel do jornalismo nessa tarefa.

Lacunas no noticiário global

 Columbia Journalism Review (em ingês)

No CJR, Zeyi Yang detalha como o domínio da língua inglesa e o distanciamento da mídia oriental afetam a narrativa global de notícias. “Temos que encarar a China e a Ásia como sociedades normais como a nossa, em vez de encará-las apenas como povos governados por regimes autoritários”.

Guia on-line para verificar desinformação

 Abraji

Na última semana, o Centro Europeu de Jornalismo lançou a segunda edição do Verification Handbook. O material, disponível por ora em inglês, reúne teoria e estudos de caso para ajudar os profissionais da mídia a investigar a desinformação e manipulação da mídia na internet.


 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *