Newsletter – 07 de Outubro de 2019

Júri condena a 14 anos um dos envolvidos na morte de radialista no interior de Goiás

Depois de oito horas e meia de julgamento, Leandro Cintra da Silva, de 25 anos, foi condenado a 14 anos de reclusão pelo envolvimento no assassinato do radialista Jefferson Pureza, de 39 anos, em 17 de janeiro de 2018. O júri popular ocorreu na cidade de Edeia, interior de Goiás, na última sexta-feira (27).

O assassinato do radialista, morto na noite de 17.jan.2018, foi o primeiro caso tratado pela equipe do Programa Tim Lopes, desenvolvido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com apoio da Open Society Foundations, para combater a violência contra jornalistas e a impunidade dos responsáveis.

Leia mais


Ctrl+X atualiza processos de retirada de conteúdo apresentados no TJ-SP

Em 1.out.2019, o projeto Ctrl+X, iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que monitora tentativas judiciais de retirada de conteúdo, terminou de atualizar sua base de dados com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o maior do país. Só em 2019, foram ajuizados 151 processos de remoção de conteúdo no tribunal – o correspondente a 95% do total de ações coletadas pelo Ctrl+X de janeiro a agosto deste ano.


Finalistas do Prêmio Vladimir Herzog

A comissão organizadora do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, da qual a Abraji participa, divulgou em 17.set.2019 a lista dos finalistas desta edição. Foram selecionados 21 reportagens, oriundas de quatro regiões do país – Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Bolsas para reportagem sobre violência doméstica

A Revista AzMina abriu inscrições para a terceira edição de suas bolsas de reportagem. O tema deste ano é violência doméstica. Para concorrer a uma das três bolsas de R$ 5 mil é necessário ser mulher, maior de idade e ter publicado pelo menos duas reportagens anteriormente. As inscrições podem ser feitas até 11.out.2019.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

#JOURNOHEROES

Centro Knight de Jornalismo

Para comemorar seus 30 anos, a International Women’s Foundaton (IWMF, sigla em inglês) lançou a campanha #JOURNOHEROES. Durante o mês de outubro, a IWMF e parceiros irão homenagear comunicadoras de diversos países que seguem fazendo seu trabalho, apesar do cenário de crescente violência e hostilidade contra mulheres e jornalistas.

Neste texto do Centro Knight, jornalistas latino-americanas são homenageadas, entre elas Daniela Lima, escolhida por Patrícia Campos Mello. Para compartilhar sua história sobre uma jornalista que admira, use a hashtag #journoheroes.

Livros e filmes para ser um jornalista melhor

ProPublica Illinois (em inglês)

Os leitores do ProPublica Illinois perguntaram aos repórteres quais livros e filmes eles recomendavam para aqueles que gostam de jornalismo, mas não podem ou não querem fazer um curso na área. E eles responderam.

E você, tem alguma recomendação de livro, filme ou série para quem se interessa por jornalismo? Mande para abraji@abraji.org.br. Na próxima newsletter, um compilado das respostas e das nossas indicações.

Liberdade de imprensa e democracia

Jornal da USP

No último dia 19, aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) o seminário “Liberdade de Imprensa e Democracia”, que reuniu Carlos Eduardo Lins da Silva, professor de pós-graduação em Jornalismo no Insper; Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP; Marina Amaral, diretora e fundadora da Agência Pública; Pedro Henrique Varoni de Carvalho, diretor editorial do Projor; Vinicius Mota, secretário de redação da Folha; e João Gabriel de Lima, editor-executivo do Estadão. Os vídeos da conversa estão disponíveis na íntegra.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *