Newsletter – 08 de Abril de 2019

Abraji realiza terceira edição de pesquisa sobre uso da Lei de Acesso por jornalistas

Com a proximidade dos sete anos de vigência da Lei de Acesso a Informações Públicas (LAI) e a expansão do uso da regra para produzir reportagens, a Abraji quer conhecer mais de perto os detalhes da utilização dessa ferramenta por jornalistas. Jornalistas de todo o país (mesmo que não tenham feito pedidos de informação com base na LAI) podem responder um questionário on-line com perguntas curtas e objetivas sobre o tema.


Jornalistas são ameaçados após reportagens

Na noite do último domingo (7.abr.2019), o repórter Carlos de Lannoy (TV Globo) recebeu uma ameaça em sua conta no Instagram, logo após a exibição, no Fantástico, de sua reportagem sobre ação em que o Exército no Rio de Janeiro alvejou com mais de 80 tiros o carro de uma família, matando o pai. É o segundo caso de ameaça à vida de um jornalista via redes sociais que a Abraji registra em quatro dias.

Jornalista é cerceada em coletiva da SSP-SP

jornalista Maria Teresa Cruz, da Ponte Jornalismo, teve seu trabalho cerceado durante coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (4.abr.2019) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). A entrevista pretendia esclarecer detalhes da ação da Polícia Militar (PM) em Guararema (SP) que resultou em 11 mortes. Embora devidamente inscrita, Cruz não pôde fazer perguntas às autoridades presentes.

Julgamento de assassinos de radialista é suspenso

O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri, suspendeu na última segunda-feira o julgamento dos cinco acusados de assassinar o radialista Valério Luiz de Oliveira em 2012, alegando que os fóruns criminal e cível de Goiânia não têm infraestrutura para sediar sessão do caso que teve ‘enorme repercussão’.

Como fazer um bot de monitoramento do Twitter

Está disponível no Help Desk da Abraji o tutorial feito por Sérgio Spagnuolo, bolsista da ICFJ no Brasil, em março de 2019, sobre a criação de bots de monitoramento do Twitter. O treinamento foi publicado originalmente em inglês, com apoio da iniciativa Truth Buzz do Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ, sigla em inglês) e traduzido pela Abraji.

Centro Pulitzer oferece bolsas para cobertura de crises globais

O Centro Pulitzer está com inscrições abertas para o programa de bolsa Persephone Miel, que oferecerá US$ 5 mil para jornalistas realizarem um projeto de reportagem com foco em uma crise global a partir de seus países de origem. Os candidatos não podem morar nos Estados Unidos e devem ser proficientes de inglês. As inscrições podem ser feitas até 15.abr.2019.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *