Newsletter – 09 de Setembro de 2019

Corretora de bitcoin tenta intimidar site após publicação de reportagens

O Portal do Bitcoin, focado na cobertura de assuntos relacionados a criptomoedas, foi alvo de assédio judicial após publicação de reportagem sobre o Bitcoin Banco. Os processos contra o site e o editor-chefe, Cláudio Rabin, foram abertos em junho de 2019.

Leia mais


Estão abertas as inscrições para o Mídia.JOR 2019, evento que acontece em 26.set.2019, das 14h às 22h no Unibes Cultural, em São Paulo. O encontro é organizado pelo Portal Imprensa e conta com o apoio institucional da Abraji. Para participar, é necessário fazer o cadastro no site e pagar a taxa de inscrição.

A organização de mídia Gênero e Número lançou na última semana (27.ago.2019) o especial “Reino Sagrado da Desinformação” que explica o fenômeno da “ideologia de gênero” no Brasil por meio do jornalismo de dados, de pesquisa aplicada e análise de rede. As informações foram compiladas em uma grande narrativa, dividida em sete reportagens e uma entrevista com a filósofa Judith Butler.

Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

No dia 24.set.2019, acontece em São Paulo a primeira edição do curso de jornalismo investigativo com foco na área de controle do tabagismo, oferecido pela ACT Promoção da Saúde, em parceria com a Tobacco Free Kids, a Abraji e O Joio e O Trigo. O treinamento é voltado para profissionais formados.  As vagas são limitadas e os candidatos serão selecionados.

Oficina de checagem de fatos

Agência Lupa

A Lupa, primeira agência de checagem do Brasil, vai promover uma oficina durante o Festival piauí GloboNews de Jornalismo, que acontece no dia 5.out.2019 em São Paulo. Para participar, basta se inscrever no site e pagar uma taxa de inscrição.

Como é trabalhar no NYTimes

New York Times (em inglês)

Anastasia Marks participou do estágio de verão do NYTimes e falou sobre experiência nesse pequeno texto publicado na seção “Insider” do jornal.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *