Newsletter – 14 de abril de 2020

Um giro sobre liberdade de expressão pela América Latina em meio à pandemia

Até este domingo (12/04), a América Latina registrava mais de 64 mil casos confirmados da covid-19 e 2.751 mortes decorrentes da doença. Um cenário preocupante, levando em conta a vulnerabilidade social que marca a estrutura da maioria dos países da região. Traduzimos na última semana uma reportagem detalhada da rede IFEX, a qual a Abraji integra, sobre as ameaças à liberdade de expressão e ao acesso à informação que agravam a crise de saúde nos países latino-americanos. Não só os brasileiros têm assistido a essas medidas, como também nossos vizinhos.

Leia mais


Pesquisa da USP avalia impacto da covid-19 nos jornalistas

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, ligado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, lançou um novo estudo para avaliar o impacto da cobertura do novo coronavírus entre os profissionais ligados à comunicação. Conversamos com Roseli Figaro, coordenadora do projeto. A professora explicou que o objetivo é mapear o cenário e indicar possíveis políticas públicas para ajudar os profissionais. Responda à pesquisa aqui.


 Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Saúde mental no trabalho

 Harvard Business Review (em inglês)

Com a rápida transição de muitos comunicadores para o trabalho remoto, uma questão de longa data vem à tona: o esgotamento profissional. Este texto reúne recomendações para trabalhadores na hora de estabelecer fronteiras entre a vida profissional e a pessoal; e para empregadores e chefes, na hora de ajudar seus funcionários a criarem um ambiente saudável nestes tempos.

Curso de dados

 Escola de Dados

A Escola de Dados abriu inscrições para o curso online “Dados 360” que, ao longo de cinco semanas, apresentará os principais conceitos, referências e ferramentas livres e gratuitas da área. Fique atento(a) porque as inscrições vão até o final do mês, em 30/04.

Uma reflexão

 Center for Coorperative Media (em inglês)

Este artigo traz uma reflexão sobre a importância da visibilidade de mídias e jornalistas indígenas e sobre como a colaboração pode ser peça-chave neste processo. Apesar de os números representarem o cenário nos Estados Unidos, é possível fazer paralelos com o Brasil.
Se esse já era um assunto urgente, a pandemia da covid-19 agravou a situação. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) notificava 9 casos confirmados, 23 suspeitos e 3 mortes de indígenas em decorrência do novo coronavírus até domingo (12).


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *