Newsletter – 15 de Abril de 2019

Inscrições abertas para treinamento de investigação na área de alimentação

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do treinamento de jornalismo investigativo na área de alimentação, promovido pela ACT Promoção da Saúde e pelo site O Joio e o Trigo, em parceria com a Abraji. O curso acontecerá em 7.mai.2019 (terça-feira), no Conselho Federal de Nutricionistas (SRTVS – Quadra 701 Bloco II, Centro Empresarial Assis Chateaubriand, sala 301) no Distrito Federal em Brasília. O investimento para a matrícula é de R$50 para profissionais e de R$20 para estudantes. Inscrições podem ser feitas até 30.abr.2019.


Lições do Panama Papers três anos depois

Em 3.abr.2019, a investigação Panama Papers, liderada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês), completou três anos. A apuração dos documentos do escritório panamenho Mossack Fonseca — que auxiliava na abertura de empresas offshore, usadas para sonegação de impostos em alguns casos — contou com a participação de quase 400 jornalistas de 76 países. Os jornalistas José Roberto de Toledo, ex-presidente da Abraji, e Mateus Netzel, diretor-executivo do Poder360, participaram da investigação e contam como foi o trabalho.

Prefeito do Rio se recusa a atender repórter

Em ato não condizente com os princípios constitucionais da transparência na administração pública e da garantia do acesso a informações públicas, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB-RJ) se recusou a responder a uma repórter da TV Globo na tarde desta quinta-feira (11.abr.2019) e a empurrou. A Abraji considera a atitude do prefeito diante dos questionamentos de Larissa Schmidt incompatível com seu cargo.

Palavra Aberta lança curso gratuito de educação midiática

O Instituto Palavra Aberta lançou o curso Educação Midiática e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo capacitar pessoas sobre o campo de atuação do jornalismo e o papel da mídia. O treinamento é online, gratuito e não tem cronograma fixo, ou seja, pode ser feito quando o participante desejar por meio do site.

Webinário gratuito do Poynter dá dicas sobre entrevistas

No dia 25.abr.2019 às 17h acontecerá o webinário em inglês “Conduzindo Entrevistas que Importam”, promovido pelo Instituto Poynter. O jornalista e apresentador do programa de notícias 1A, da American University Radio e da NPR Joshua Johnson dará dicas sobre como conduzir entrevistas com eficácia.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *