Newsletter – 15 de Outubro de 2018

Acesso a informações da Justiça Eleitoral oferece obstáculos, aponta Abraji

Em levantamento inédito, a Abraji verificou que apresentar pedidos de acesso a informações à Justiça Eleitoral exige persistência. A edição de 2018 do Mapa de Acesso a Informações Públicas mostra que, embora a maioria dos tribunais eleitorais (64%) tenha respondido aos pedidos, há dificuldades para fazer solicitações de informação on-line: formulários escondidos ou inoperantes, exigência de documentos e informações pessoais são alguns dos obstáculos encontrados.


Projeto Ctrl+X atualiza metodologia

O projeto Ctrl+X da Abraji, que monitora tentativas judiciais de retirar conteúdo da internet, passou por recente revisão de metodologia com o objetivo de excluir do mapeamento as tentativas de remover campanhas de desinformação do ar. Antes, o mérito do pedido para retirar informação da internet era desconsiderado no momento de inclui-lo ou não na base de dados. Desde 11.out.2018, quando a ação judicial pedir para retirar do ar um conteúdo reputado como falso por iniciativas de checagem, o processo não mais entrará no banco de dados do Ctrl+X.


Prêmio Vladimir Herzog divulga vencedores

Em sessão pública realizada em 11.out.2018, na Sala Tiradentes da Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo, a comissão organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos escolheu os vencedores e as menções honrosas de sua 40ª edição. A roda de conversa com os vencedores, bem como a solenidade de premiação, vão acontecer em 25.out, no Tucarena, em São Paulo, e são abertas ao público. Confira a lista completa de ganhadores.


Jornalista é agredido por vereador em SP

O jornalista Jeferson Vieira foi agredido com socos e um chute pelo vereador Leandro Guerreiro (PSB) na última quinta-feira (11.out.2018), em São Carlos (SP). Além das agressões físicas, o político o chamou de “lixo” por “defender homossexuais, a esquerda e vagabundo” e afirmou que o filho de Vieira deveria ser “veado”. O jornalista teve o nariz fraturado.


Prefeito é afastado por tentar matar radialista

O prefeito do município de Governador Jorge Teixeira (RO) foi afastado do cargo por tempo indeterminado no dia 12.out.2018, por envolvimento na tentativa de assassinato do radialista Hamilton Alves. João Paciência (PDT) também é acusado de corrupção em caso que envolve fraude nas licitações do transporte escolar do município, localizado a 270 km da capital Porto Velho. A ilegalidade foi reportada por Alves em seu programa “Abrindo o Jogo”, na Rádio Nova Jaru.


Miriam Leitão é alvo de ataques em redes sociais

Mirian Leitão

A jornalista Miriam Leitão (GloboNews/O Globo/TV Globo) é alvo de enxurradas de comentários agressivos e difamatórios desde o fim do primeiro turno das eleições. No WhatsApp, circulam montagens descontextualizadas com fotos dela quando presa durante a ditadura militar. Os ataques a Miriam se intensificaram em 5.out.2018, após a publicação da coluna “Críticas a Bolsonaro foram menos intensas do que deveriam”, e depois de fazer na televisão considerações sobre o comprometimento com a democracia dos candidatos que disputam o segundo turno. Os comentários vêm de apoiadores do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e de perfis com grande alcance nas redes.


Jornalista é agredida e ameaçada de estupro

Uma jornalista do portal NE10 foi agredida e ameaçada de estupro em 7.out.2018 em Recife (PE). A profissional deixava o local em que acabara de votar quando foi abordada por dois homens. Ao verem seu crachá de jornalista, chamaram-na de “riquinha”, disseram que ela era “de esquerda”. Um deles usava calça jeans e uma camiseta preta com a foto de Jair Bolsonaro (PSL) e os dizeres “Bolsonaro Presidente”. “Um deles disse: ‘vamos logo estuprar ela’. O outro afirmou que era melhor me cortar toda”, contou a jornalista. Com o pedaço de ferro que carregavam, os homens feriram a comunicadora no queixo e no braço. Fugiram assustados pela buzina de um carro que passava na rua.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *