Newsletter – 18 de Março de 2019

Últimos dias de inscrições para o Projeto Repórter do Futuro

O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, realizado pela OBORÉ Projetos Especiais, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, com o apoio da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, na sua 12ª edição, aposta na prática reflexiva da atividade jornalística e estimula a cobertura de temas relevantes para o funcionamento da cidade. Estudantes interessados podem se inscrever até 20.mar.2019.


Abraji participa de oficina gratuita sobre LAI

A 2ª edição da Redação Aberta, promovida pela escola de jornalismo Énois em parceria com a organização City Bureau, falará sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e como ela pode ser utilizada. A oficina acontecerá no dia 27.mar.2019, das 19h às 22h na Casa do Povo, localizada no Bom Retiro, em São Paulo, e será feita pelas jornalistas Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e Priscila Pacheco, editora-adjunta da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Jornalista venezuelano é preso e censurado

Díaz foi preso por agentes do Serviço de Inteligência Nacional Bolivariano (Sebin) na tarde de 11.mar.2019. No dia seguinte, o jornalista foi apresentado diante do 31º Tribunal de Controle em Caracas, onde foi acusado de “instigação pública” e libertado. Díaz terá que se reportar às autoridades regularmente e pedir autorização para deixar o país, além de estar proibido de falar em público sobre seu caso. A rede IFEX-ALC, que defende a liberdade de expressão e de imprensa em 15 países da América Latina e do Caribe, exige a retirada de acusações e restrições ao jornalista venezuelano Luis Carlos Díaz.

Juiz argentino acusa jornalistas de extorsão

O juiz federal de Dolores, na província de Buenos Aires, Alejo Ramos Padilla, apontou na primeira semana de mar.2019 os jornalistas argentinos Daniel Santoro, Rodrigo Alegre, Eduardo Feinmman e Rolando Graña como sendo parte de um suposto plano de extorsão ou de supostas manobras de inteligência ilegais, em um caso no qual Marcelo D’Alessio é investigado pelos mesmos delitos. O ato do juiz é uma grave tentativa de criminalizar as entrevistas e o sigilo profissional dos jornalistas, garantido pela Constituição argentina.

Desinformação na ciência é tema de debate

Estão abertas as inscrições para o evento “O Impacto das Fake News na Ciência”, organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A palestra acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), às 15h de 25.mar.2019.

Decreto do Tocantins restringe atuação da imprensa

governador do Tocantins Mauro Carlesse (PHS) estabeleceu restrições ao acompanhamento, pela imprensa, do cumprimento de mandados de busca e apreensão pela Polícia Civil. A medida integra um decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (11.mar.2019), aprovando um novo manual de procedimentos para a corporação.

Debate sobre liberdade de expressão, imprensa e sigilo judicial

O Insper promoverá um debate entre jornalistas e juristas sobre liberdade de expressão, imprensa e os limites do sigilo judicial, discutindo como ele pode servir como um mecanismo de defesa do Estado ou como forma de censura. O evento gratuito acontecerá em 22.mar.2019, das 8h30 às 12h na sede do Insper, em São Paulo. Interessados em participar devem se inscrever.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *