Newsletter – 20 de Maio de 2020

Três meses do assassinato do jornalista Léo Veras

Reportagem de Angelina Nunes e Bruna Lima, do Programa Tim Lopes, recapitula o que se sabe sobre o assassinato do jornalista brasileiro Léo Veras. Ele foi morto com 12 tiros, quando jantava na sala de casa com a família, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, no dia 12.fev.2020. As investigações ainda não apontaram o mandante do crime. O material também está disponível em inglês e em espanhol.

Leia mais


Pandemia e ataques à liberdade de imprensa

 A rede Voces del Sur publicou relatório que contabiliza ao menos 87 violações à liberdade de imprensa na América Latina desde que o novo coronavírus chegou na região. O levantamento apresenta dados de 8 dos 21 países latino-americanos. A Abraji contribui com as informações sobre o Brasil, que aparece com 24 violações ao princípio constitucional.


#LAI8anos

  • No final da tarde desta segunda-feira (18.mai.2020), representantes de organizações da sociedade civil e do poder público participaram do webinar “LAI 8 anos: transparência em quarentena”. A íntegra do debate está disponível aqui. Como a pandemia afetou a transparência pública? Quais são as ações postas em prática para aprimorar a transparência ativa? Essas foram algumas das questões debatidas.

 Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

O risco da autocensura — e da censura

 Nexo Jornal

Diversos checadores de notícias já se posicionaram: criar uma legislação que criminalize as chamadas “fake news” (desinformação) não é uma boa ideia, ainda mais durante a pandemia. O risco é desaguarmos na censura. Porém, pelo menos 21 estados e o Distrito Federal discutem ou já aprovaram a aplicação de multa para quem divulga informações falsas na Internet. Neste artigo, os diretores do InternetLab, Francisco Brito Cruz e Mariana Valente, discorrem sobre o assunto.

Linguagem nada neutra

 The New York Times (em inglês)

Chamar Frida Kahlo de Sra. Diego Rivera parece inimaginável hoje, mas houve um tempo em que o jornalismo se referia à mexicana assim. O Times deu início a um projeto que analisará como o casamento afetou a identidade das mulheres casadas.  Realidade comum também no passado do jornalismo brasileiro. Mas nem tudo ficou para trás. Até hoje, é possível observar reportagens que referem-se às fontes masculinas pelo sobrenome e às femininas pelo primeiro nome.

Fundo de emergência para jornalismo local

 National Geographic (em inglês)

Para aqueles que ainda não viram, vale conferir o fundo de emergência da National Geographic que apoia profissionais da imprensa local que desejam cobrir a covid-19 em suas próprias comunidades. O apoio financeiro varia de 1 mil a 8 mil dólares. A cada duas semanas, novos projetos são selecionados.


 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *