Newsletter – 23 de Março de 2020

Recado importante.

Diante da pandemia do coronavírus causador da covid-19, decidimos adiar a realização do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A edição estava prevista para o mês de jun.2020. Fica suspensa também a seleção de trabalhos de conclusão de curso, aberta em 09.mar.2020.
A Abraji agradece a compreensão de todos(as) neste momento que pede cuidado e solidariedade. Uma nova data está sendo estudada.
Agora, vamos aos conteúdos da semana ?


Cristina Tardáguila: “Nossa concorrência é a desinformação, não o jornal do lado”

A Rede Internacional de Checagem de Notícias tornou pública a base de checagens da aliança #CoronaVirusFacts / #DatosCoronaVirus. A colaboração reúne 112 checadores de mais de 45 países e 15 idiomas. Em dois meses de parceria, mais de 1.000 verificações de fatos foram realizadas.
À frente da iniciativa, temos uma jornalista brasileira. Cristina Tardáguila conversou com a Abraji sobre os principais desafios que a aliança tem enfrentado, as “ondas de desinformação” e a importância da colaboração no jornalismo.

Leia mais


Cursos gratuitos e online

A Escola de Pós-Graduação em Jornalismo Craig Newmark, da Universidade da Cidade de Nova Iorque (EUA), oferece uma série de videoaulas gratuitas, em inglês, para aqueles interessados na prática do jornalismo investigativo e outros temas. Após realizar a inscrição, o conteúdo pode ser acessado a qualquer hora do dia. Listamos os cursos aqui.


Bolsas para reportagem sobre saúde mental

O Centro Carter de Atlanta e a Universidad de La Sabana, em parceria com a Fundação Gabo, abriram chamada para jornalistas latino-americanos interessados em realizar reportagens investigativas sobre saúde mental nos países da região. As inscrições estão abertas até 30.jun.2020.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Confiança em tempos de covid-19

Financial Times (em inglês)

O historiador e escritor israelense Yuval Noah Harari, autor de obras como Sapiens e Homo Deus, publicou artigo no Financial Times sobre os desafios sociais expostos em meio ao novo coronavírus. Vale a leitura. E destacamos este trecho:
“Para atingir esse nível de cooperação, você precisa de confiança. As pessoas precisam confiar na ciência, nas autoridades públicas e na mídia. 
Nos últimos anos, políticos irresponsáveis ??minaram deliberadamente a confiança nesses setores”.

Oportunidade

Pulitzer Center (em inglês)

O Centro Pulitzer oferece subsídio para colaborações de reportagem sobre coronavírus. Jornalistas podem enviar propostas de abordagens inovadoras para reportar sobre a crise da covid-19, e  selecionados receberão financiamento entre 5 mil e 30 mil dólares. As inscrições estão abertas e serão consideradas por ordem de chegada.

No Twitter

@abraji

Estamos alimentando diariamente no perfil da Abraji no Twitter uma thread com reflexões, dicas e ferramentas para jornalistas durante a cobertura da covid-19. Te convidamos a seguir o fio e acompanhar os materiais!


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *