Newsletter – 24 de Junho de 2019

General da reserva Santos Cruz será entrevistado no 14º Congresso da Abraji

general da reserva Santos Cruz — que comandava a Secretaria de Governo da Presidência da República até 14.jun.2019 — será entrevistado durante o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), de 27 a 29.jun.2019, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

As inscrições para o evento acabam à meia-noite de hoje (24.jun.2019).


Mortes de comunicadores em Maricá (RJ)

Romário Barros, criador do site Lei Seca Maricá, foi assassinado a tiros na noite de ontem (18.jun.2019). Barros é o segundo comunicador morto no município de Maricá, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, em menos de um mês. Em 25.mai.2019, Robson Giorno, dono do Jornal Maricá, foi morto a tiros perto de sua casa.

2ª edição do Comprova foca em políticas públicas

O projeto Comprova, coalizão de veículos de mídia, voltará a atuar no segundo semestre de 2019, agora com um papel mais educativo e focado em combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. O lançamento da segunda fase será feito durante o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O evento contará com a presença de Claire Wardle, diretora executiva do First Draft, organização que pesquisa e combate a desinformação internet.

Abraji repudia ataques a equipe do Intercept

Na nota publicada em 19.jun.2019, a Abraji manifesta solidariedade a Glenn Greenwald e repudia os ataques direcionados a ele, à sua família e a seus colegas do Intercept, especialmente os que partem de agentes públicos. Tentativas de intimidar e silenciar um veículo são ações típicas de contextos autoritários e não podem ser tolerados na democracia que rege o país.

Quatro TCCs serão apresentados no 14º Congresso da Abraji

Os trabalhos escolhidos para aparesentação no 14º Congresso da Abraji serão expostos na sessão “Mostre e conte: a nova geração de jornalistas” em 27.jun.2019, às 14h. O painel tem o formato de lightning talk: apresentações rápidas (até 12 minutos cada) e diretas.

Melhores práticas na cobertura de tráfico humano

Toby McIntosh, diretor do Centro de Recursos da GIJN, produziu um guia de melhores práticas na cobertura de tráfico humano. O conteúdo foi traduzido pela Abraji e está disponível no link. O texto dá dicas de como lidar com os entrevistados e analisar dados com cautela.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *