Newsletter – 27 de Maio de 2019

Preços promocionais no Congresso da Abraji

Até 4.jun.2019, próxima terça-feira, as inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo estão com preços promocionais. O eventoacontece de 27.jun.2019 a 29.jun.2019 na Universidade Anhembi Morumbi, no campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275) em São Paulo. Os valores, assim como a programação completa, estão disponíveis no site.


Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Foram divulgados os resumos selecionados para o VI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, que ocorre no dia 26 de junho, a partir das 9h da manhã e ao longo da tarde, no campus da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (R. Casa do Ator, 275). Os autores selecionados poderão participar das atividades do 14º Congresso da Abraji, que vai de 27 a 29 de junho. Inscritos no Congresso podem assistir à apresentação dos trabalhos do Seminário sem custo extra. Veja a lista de trabalhos selecionados.

Jornalistas são hostilizados e agredidos
em manifestações pró-governo

Ao menos 12 profissionais de imprensa foram hostilizados e agredidos enquanto faziam a cobertura de atos em favor do governo Bolsonaro neste domingo (26.mai.2019). Manifestantes impediram o trabalho dos profissionais em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). Leia a nota da Abraji sobre os casos.

Assassino de jornalista é condenado após 21 anos

Vinte e um anos se passaram desde que Manoel Leal de Oliveira, jornalista e dono do jornal A Região, foi morto com seis tiros na porta de sua casa em Itabuna (BA) no dia 14.jan.1998. Em 22.mai.2019, Marcone Sarmento, acusado de dirigir o carro usado no crime, foi considerado culpado pelo júri. A sentença determinada pela juíza, de seis anos em regime aberto, foi contestada pelo Ministério Público. O órgão considera pena baixa e a condenação incompatível com o crime cometido. Sarmento aguardará o julgamento do recurso em liberdade.

Como fazer um bot de monitoramento do Twitter

Nesse tutorial, Sérgio Spagnuolo, fundador do Volt Data Lab e bolsista da ICFJ no Brasil, explica como construir um bot de monitoramento do Twitter que atualiza automaticamente. Para que isso serve? Iniciativas brasileiras como o Tweets de Bolso, da agência Aos Fatos, podem servir de inspiração.

Portais de transparência federais e estaduais reunidos

Na seção Help Desk da Abraji, você encontra os links de todos os portais da transparência no nível federal e estadual, além de informações sobre legislação. Os e-SIC, ou Sistemas de Informação ao Cidadão, são os canais para fazer pedidos de informação com base na Lei de Acesso a Informações Públicas.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *