Newsletter – 28 de Abril de 2020

Partidos políticos e covid-19

Transparência Partidária e Abraji deram início a um amplo mapeamento das manifestações e propostas dos partidos políticos sobre medidas relacionadas à pandemia. O monitoramento é feito a partir de postagens no Facebook. O levantamento inicial, detalhado em nosso site, levou em consideração três meses (24.jan.2020 – 19.abr.2020). Enquanto algumas legendas se manifestaram mais de 30 vezes sobre propostas e políticas relacionadas à covid-19, outras não falaram do assunto. O material será atualizado semanalmente. Os dados e códigos são abertos a todos e todas e o conteúdo também está disponível em inglês.

Leia mais


Segunda live da Abraji conta com Raull Santiago

Hoje (28), às 21h, será realizada a segunda live semanal da Abraji, em nosso perfil no Instagram. Iniciamos esse projeto na última semana com o objetivo de compartilhar e valorizar o trabalho de jornalistas durante a cobertura da pandemia. Desta vez, o convidado é Raull Santiago, fundador do Coletivo Papo Reto. Em pauta estarão os desafios específicos dos comunicadores nas periferias.
Para aquecer para a conversa, vale a leitura deste texto (em inglês) escrito por Raphael Tsavkko Garcia, e que conta com entrevista com Raull Santiago.


A queda do Brasil no ranking mundial de liberdade de imprensa

Na semana em que a Repórteres Sem Fronteiras publicou o Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2020, conversamos com especialistas para entender o que representa a queda brasileira no comparativo mundial pelo segundo ano consecutivo. Eugênio Bucci, da USP,  Felipe Santa Cruz, da OAB, e Marcelo Träsel, da Abraji, foram categóricos ao lembrar os impactos da política de Jair Bolsonaro contra a imprensa.


 Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Curso gratuito

 Centro Knight

Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Unesco e Organização Mundial da Saúde (OMS) se juntaram para organizar o curso on-line e gratuito “Jornalismo em uma pandemia: cobertura da covid-19 agora e no futuro”, que ocorre de 4 a 31.mai.2020 e está com inscrições abertas.
Os módulos contam com videoaulas, atividades e fóruns de discussão que podem ser realizados nos dias e nas horas que forem mais convenientes aos jornalistas. A instrutora será Maryn McKenna, jornalista premiada e especialista em saúde pública, saúde global e políticas alimentares.

Covid-19 na América Latina

 Zigla

Este projeto reúne dados sobre a evolução de casos e mortes pelo novo coronavírus, as medidas de isolamento social adotadas pelos governos e os recursos sanitários e econômicos de todos os países da América Latina. Canal importante que ajuda a fazer o comparativo da região.
Vale recordar que o Giro Latino, projeto de jornalistas brasileiros, também atualiza diariamente o número oficial de casos confirmados e mortes na região .


 Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

A Abraji participou, via conferência on-line, da reunião da Comissão de Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). O grupo permanente apresentou ao CNDH as demandas da sociedade civil por ampliação da participação social no programa de proteção aos defensores de direitos humanos e reforçou a necessidade de comprometimento do Estado com a proteção de comunicadores.


 Um recado.

Se a pandemia trouxe desafios ímpares para jornalistas e comunicadores por todo o país, algumas dificuldades específicas são de longa data. Uma delas refere-se ao fazer jornalístico nas fronteiras. Em jan.2020, por exemplo, o jornalista Léo Veras foi assassinado na cidade fronteiriça de Pedro Juan Caballero em função de seu trabalho.
Nesta semana, o Programa Tim Lopes de Proteção a Jornalistas trará novidades sobre esse tema nas nossas redes sociais. Fique atento(a)!


 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *