Newsletter – 29 de Abril de 2019

Abraji e Transparência Internacional oferecem bolsas para jornalistas locais

A Abraji, em parceria com a Transparência Internacional Brasil, promoverá no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorrerá de 27 a 29 de junho, em São Paulo, uma atividade para estimular o jornalismo investigativo em âmbito local no país.

A intenção é levar para o evento, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, dez jornalistas com atuação investigativa em âmbito local em diferentes Estados para ter acesso a palestras, cursos e treinamentos. Leia mais sobre as condições de participação no site.

Para se inscrever no Congresso e conferir a grade de programação, acesse o site do evento.


Eventos: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Nesta semana, diversos eventos abordarão a importância de uma imprensa independente e livre para o desenvolvimento e manutenção da democracia, em homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio desde 1993.

Em 30.abr.2019, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública(Enasp) divulgará o relatório “Violência contra comunicadores no Brasil: um retrato da apuração nos últimos 20 anos” em evento na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Brasília às 13h30.

Em 2.mai.2019, acontecerá o 11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, com apoio institucional da Abraji. O evento será na sede da OAB no Distrito Federal, em Brasília, 14 às 18h30.

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3.mai.2019), a Abraji participará de dois eventos: das 9h30 às 12h30, acontecerá o seminário “Liberdade de Imprensa na Era Digital”, realizado em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado);às 14h30, jornalistas estarão reunidos na sede do Twitter em São Paulo para discutir liberdade de imprensa em tempos de polarização.


Inscrições para curso jornalismo nas periferias

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do curso Você Repórter da Periferia, treinamento gratuito em jornalismo para jovens de 16 a 25 anos das regiões periféricas da cidade de São Paulo, promovido pelo coletivo Desenrola e Não me Enrola. Os participantes devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Universitários cursando o 1º ano do ensino superior também serão aceitos. O treinamento será realizado nos finais de semana a partir de 18.mai.2019, com duração de sete meses. Interessados podem se inscrever até 7.mai.2019.

Últimos dias de inscrição: curso de investigação em alimentação

As inscrições para a 2ª edição do treinamento de jornalismo investigativo na área de alimentação, promovido pela ACT Promoção da Saúde e pelo site O Joio e o Trigo, em parceria com a Abraji acabam amanhã (30.abr). O curso acontecerá em 7.mai.2019, no Distrito Federal, em Brasília.

Evento de lançamento do Projeto Credibilidade

Estão abertas as inscrições para o evento de lançamento do Projeto Credibilidade — versão brasileira do Trust Project, consórcio de veículos que busca alcançar a qualidade e credibilidade do trabalho jornalístico — que acontecerá das 8.mai.2019, das 9h às 12h30, no campus da Unesp na Barra Funda.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *