Newsletter – 30 de Março de 2020

Projeto Comprova inicia checagem de conteúdos sobre a covid-19

Criado no contexto das eleições presidenciais de 2018, o projeto Comprova iniciou na última semana um expediente especial sobre o novo coronavírus. Os 24 veículos de comunicação que compõem a coalizão agora se dedicam a monitorar redes sociais e aplicativos de mensagens em busca de informações duvidosas sobre a covid-19.
Mais um importante esforço de fact-checking no combate à desinformação. É possível acompanhar as verificações feitas no FacebookInstagram e Twitter.

Leia mais


Só venceremos a pandemia com transparência

Mais de 80 organizações manifestaram repúdio ao trecho da Medida Provisória 928, que suspendia os prazos de resposta a pedidos de acesso à informação formulados a órgãos públicos cujos servidores estejam em quarentena ou teletrabalho.
Ao que parece, freios e contrapesos ainda podem funcionar no Brasil. Poucos dias depois de Bolsonaro editar a MP, o Ministro Alexandre de Moraes, do STF,  suspendeu o efeitos deste trecho específico até que o plenário do Supremo tome uma decisão definitiva sobre a questão, o que ainda não tem data para acontecer.


Cobertura do coronavírus nas periferias

Conversamos com coletivos e veículos independentes das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará para compreender como estão cobrindo os impactos da covid-19 em seus territórios e quais os desafios com os quais têm se deparado. Rádio-poste, carro de som e áudios no WhatsApp são algumas das alternativas encontradas pelos comunicadores.


Bolsonaro prejudica a sociedade ao atacar jornalismo

Pronunciamentos irresponsáveis do presidente, além de ignorarem as orientações das autoridades sanitárias, atacam o jornalismo brasileiro. As declarações demonstram a total ignorância do presidente da República em relação ao papel da mídia. Como já se tornou costume neste governo, Bolsonaro ataca o mensageiro, em lugar de oferecer respostas satisfatórias para a grave crise sanitária e econômica na qual o país se encontra.
Leia a íntegra da nota da Abraji.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Acesso livre

Fundação Gabo (em espanhol)

Diversos veículos no Brasil desativaram o paywall de suas matérias sobre o novo coronavírus. Esse é um movimento que acontece também internacionalmente, e a Fundação Gabo reuniu alguns dos principais veículos que agora disponibilizam gratuitamente seus conteúdos para os leitores. Informação de qualidade, e para todos, pode fazer a diferença.

#FreeThePress

Committee to Protect Journalists (em inglês)

Comitê para a Proteção dos Jornalistas lançou a campanha #FreeThePress, pela libertação de todos os jornalistas encarcerados ao redor do mundo, para garantir sua segurança durante a pandemia da covid-19. Nos últimos quatro anos, o censo anual do CPJ encontrou um número recorde de jornalistas presos por causa de seu trabalho – pelo menos 250. Para assinar a petição pública, acesse aqui.

Internet pra quem?

Derechos Digitales (em espanhol)

A internet, sempre apresentada como uma tecnologia democrática e democratizadora, aparece como uma das principais maneiras de sobreviver à crise mundial acarretada pela pandemia do coronavírus. No entanto, dados de 2017 mostram que somente 45% dos domicílios da América Latina e Caribe tinham acesso à internet. Neste artigo, a Derechos Digitales, organização latino-americana, reflete sobre a exclusão digital.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

A Abraji tem discutido possíveis alternativas para o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, adiado em 20.mar.2020. Nossa diretoria estuda saídas viáveis neste momento de indefinição no Brasil e no mundo diante da pandemia da covid-19.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *