Educativa 104.7 FM está entre as 10 emissoras favoritas dos campo-grandenses

Prestes a comemorar 25 anos de operações e de ganhar investimentos para melhorar sua qualidade técnica, a Educativa 104.7 FM – a “104” ou apenas “Educativa” para os ouvintes– aparece entre as rádios favoritas dos campo-grandenses. O levantamento mostra a Educativa 104 FM com 5,03%. A amostragem mostrou que entre os meios de comunicação, o rádio é o mais veículo com maior confiabilidade, seguido pela TV, Internet e jornal impresso.

O levantamento, realizado entre 21 e 31 de outubro, ainda aponta a emissora estatal sul-mato-grossense como líder entre as rádios educativas e lista programas e locutores entre os preferidos da audiência, na concorrência direta com as rádios privadas. Além disso, apontou que o rádio segue como o meio de comunicação mais confiável, com 52,2% das respostas –frente 42,06% da TV, 41,5% da internet e 32,16% dos jornais.⁣

O Instituto Ranking foi às ruas de Campo Grande entre os dias 21 e 31 de outubro para ouvir campo-grandenses com 16 anos ou mais. A pesquisa foi feita com 1.500 entrevistas residenciais e 1.500 abordagens em avenidas e flagrantes domiciliares. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Em algumas perguntas, o somatório supera os 100% devido às múltiplas respostas dos entrevistados.⁣

Confira aqui a pesquisa detalhada
PESQUISA RADIO E TV EDUCATIVA

Considerando a margem de erro, o índice de preferência pela 104 FM sobe mais dois pontos, superando concorrentes como CBN e Morena FM (com as quais há empate técnico na audiência)  ficando logo abaixo das principais emissoras de Campo Grande: Capital 95.9, Blink 102.7, Cidade 97.9, Mega 94.3, Difusora 101.9 e Rádio Globo 95.3 que, nesta ordem, aparecem nas primeiras posições.

O levantamento ainda aponta a Educativa 104 FM como líder entre as rádios educativas e lista programas e locutores entre os preferidos da audiência, na concorrência direta com as rádios privadas. Entre a concorrência especializada, isto é, as rádios do seu segmento, a Educativa 104.7 FM é líder, com 35,7% da preferência dos ouvintes. Ela fica à frente da Uniderp FM 103.7 (30,16%), FM UCDB 91,5 (20,66%) e Educativa UFMS FM 99.9.⁣

O público da Educativa 1014.7 FM é, em maioria, masculino (53,5%, contra 46,5% de mulheres); tem boa formação –em maioria tem o 1º grau completo até o segundo incompleto (41,8%), sendo que 28,76% têm o 2º grau completo até superior incompleto, 8,84% têm nível superior e 20,6% o fundamental incompleto – idade de 35 a 44 anos (30,7%, ante 28,06% de 45 a 59 anos; 18,93% de 25 a 34 anos; 10,83% de 18 a 24 anos; 8,42% com mais de 60 anos; e 3,06% entre 16 e 17 anos); e renda de 2 a 5 salários mínimos (29,2%, com 24,16% de 5 a 10 mínimos; 22,36% de um a dois salários mínimos; 18,6% até um mínimo e 5,68% com mais de 10 mínimos).

Programas e locutores preferidos da Educativa 104 FM

Manhã Educativa e Hora do Chamamé são os programas da 104 FM preferidos dos ouvintes, segundo a pesquisa, que também levantou os locutores da preferência.  Veja os gráficos:

Perfil

Segundo a pesquisa do Ranking, o rádio tem uma audiência considerável que, durante a semana, concentra-se das 5h às 22h30 – e das 7h30 às 22h30 nos sábados e domingos.

O período de maior audiência, com 51,66% dos ouvintes plugados, é das 7h às 12h; seguido da faixa das 12h às 19h (23,13%) e das 19h à 0h (15,6%). Entre os entrevistados, 72,9% disseram ouvir mais o veículo de segunda a sexta-feira, mas 27,23% revelaram ouvir todos os dias.

Quanto à programação, a grande maioria dos ouvintes prefere músicas, seguindo-se as notícias e entrevistas.

Em média, o rádio é ouvido por uma a duas horas por 38,1% dos entrevistados; por menos de uma hora para 33,16% dos ouvintes; e de duas a quatro horas por 28,7%. Majoritariamente, a audiência prefere ouvir o veículo em casa (63,33%), no carro (36,7%), no trabalho (25,03%), pelo celular (14,5%), pela internet (9,2%) ou via aplicativos (0,66%). A programação musical segue como favorita para 76,33% dos entrevistados, seguida de notícias (15,7%), entrevistas (11,5%) e esportes (4,2%). Entre 15,1% dos entrevistados, não há preferência ou preferiram não responder.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *