OAB-MS e TVE Cultura discutem parceria para produção de programa

Da esquerda para a direita: Stheven Razuk, secretário-geral da OAB-MS; o presidente da Ordem, Mansour Karmouche; o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, e o procurador jurídico da fundação, Danilo Magalhães. Foto: Pedro Amaral/Fertel.

Atração seria voltada a orientar a população sobre a atuação da Ordem dos Advogados e seu papel como representante da sociedade

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul) e a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) discutem a retomada de parceria para levar informações da entidade representativa da Advocacia estadual à sociedade sul-mato-grossense, por meio da TVE Cultura. O presidente da Ordem no Estado, Mansour Elias Karmouche, recebeu o diretor-presidente da fundação, Bosco Martins, e o procurador jurídico Danilo Magalhães para discutir detalhes do que poderá resultar em um acordo de cooperação mútua entre as instituições.

“A difusão dos trabalhos da OAB de Mato Grosso do Sul para conhecimento da sociedade é uma ferramenta essencial para que esta saiba que pode contar conosco como representantes legítimos em diversas de suas demandas. Já houve experiências passadas nas quais a Ordem e a TVE Cultura trabalharam juntas e atingiram excelentes resultados nesse sentido. Agora avaliamos a possibilidade de retomar esse projeto”, afirmou Mansour.

Pela OAB-MS, também participaram das discussões o vice-presidente, Gervásio Alves de Oliveira Junior, o secretário-geral Stheven Razuk, a secretária geral-adjunta Eclair Nantes, Miguel Palácios, Delasnieve Daspet, Rita de Cássia Luz Suenaga e Joelson Costa Dias –presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presente a Campo Grande para reuniões específicas e que prestigiou o encontro.

Pelo acordo, a TVE Cultura forneceria espaço em sua grade de programação para que a OAB-MS exibisse um programa –também a ser produzido em parceria com a emissora pública– no qual seriam destacadas ações da instituição, dicas à população sobre o Direito e a Justiça e outras prestações de serviço.

Da esquerda para a direita: Delasnieve Daspet, a secretária-geral adjunta da Ordem Eclair Nantes, Miguel Palácios, e o secretário-geral Stheven Razuk, o vice-presidente da Ordem, Gervásio Oliveira, o diretor-presidente da Fertel Bosco Martins e o procurador jurídico Danilo Magalhães, a advogada Rita Luz Suenaga, da Comissão Estadual de Pessoas com Deficiência da Ordem, e Joelson Costa Dias, do mesmo colegiado na OAB Nacional. Foto: Gerson Walber/OAB.

“Temos total interesse em abrir a Fertel para as instituições que muito trabalham e contribuem para a sociedade sul-mato-grossense, e obviamente a OAB-MS tem esse perfil. Trata-se não apenas de levar temas relevantes para a sociedade, mas de genuinamente prestar um serviço vital para o cotidiano de muitos, que desconhecem detalhes sobre como a Advocacia, o Direito e o Judiciário podem colaborar para melhorar a vida de todos”, afirmou Bosco Martins.

A parceria com a OAB-MS seguiria os moldes de outras já em vigor, como com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que semanalmente exibe no MP na TV detalhes sobre as atribuições e o funcionamento da instituição, com entrevistas com promotores e procuradores; e o Segurança em Pauta, que abre espaço para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul também apresentar informações relevantes à comunidade sobre sua atuação.

As parcerias, muitas vezes, também se estendem a outros veículos integrantes da Fertel –a Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa, que também realizam divulgações, por meio de parcerias, sobre as atividades de diferentes órgãos públicos e privados, caso do Procon-MS.

Por meio dos acordos de cooperação, as diferentes instituições ganham visibilidade para suas ações e colaboram com as emissoras públicas por meio de doações de equipamentos ou outras parcerias institucionais, permitindo a qualificação e otimização das programações sem aumento de custos, dentro da orientação de economia e melhora dos serviços dada pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) para todas as instâncias administrativas do governo estadual.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *