TVE Cultura MS lança Programação Especial 2020

O apresentador Bosco Martins é que mostrará todas as novidades aos telespectadores. Imagem: Reprodução/Internet.

Com o slogan “Mude de hábito, mude de canal, mude para a TVE Cultura”, a Programação Especial 2020 apresenta de 25 de dezembro a 25 de março mais de 100 horas de programas locais e regionais sobre arte, poesia, produção audiovisual, comportamento, entrevistas, documentários e conteúdo jornalístico

No embalo do público, que coloca a TVE Cultura MS entre as quatro maiores audiências do Estado (Pesquisa Instituto Ranking*), suplantando a TVI Band, a Fertel (mantenedora das emissoras públicas de Mato Grosso do Sul) preparou edições com mais de 100 horas de conteúdos sobre arte, poesia, produção audiovisual, comportamento, entrevistas, documentários e jornalismo. Programação que torna a TVE Cultura MS uma ótima oportunidade para a mudança de hábito, pois é um canal diferente e de conteúdo que informa, diverte e difunde a cultura regional, valoriza a arte e a educação, respeita a diversidade e contribui para a afirmação da pluralidade do público.

A Programação Especial 2020 presta homenagem aos ícones do grande mosaico cultural do Estado. Bosco Martins, jornalista, escritor e produtor cultural, dirigente das emissoras públicas, é o apresentador do Prosa & Segredos, abordando música, literatura, memória digital, cultura e sociologia urbana. No programa Memórias mostra os modos de produção e consumo da informação até a era digital; e faz um passeio pelo universo literário em suas dimensões formais e temáticas, passando pela Maracangalha de Fernando Cruz no quadro Poéticos, onde aborda a poesia marginal ou a geração mimeógrafo dos anos 1980, relembrando Paulo Leminski, Torquato Neto, Nicolas Bher e Cacaso.

Especial 2020 é um leque de informações e debates, de culto a personagens precursores e emblemáticos, aos legados do chamamezeiro Ivo de Souza e maestro Juninho Fonseca, um fronteiriço que incorporou a guarânia ao repertório musical sul-mato-grossense; Delinha, mãe do rasqueado mato-grossense; e Geraldo Espíndola, da moderna MPB.

E a riqueza e a diversidade cultural seguem pautando a produção da TVE Cultura MS, com Show da Terra, onde a pluralidade musical se realça com as vozes do chamamé, da guarânia, da MPB, do sertanejo ao blue-jazz; na janela do programa Cult, que nessa programação especial vai contar por seus próprios protagonistas os 25 anos da Educativa 104 FM.

MultiplicidadeS mostra o grande cenário do rico e multifacetado patrimônio cultural material e imaterial, histórias de traços e rastros, diferentes línguas e linguagens que fizeram da música e da culinária os principais componentes da ‘genética’ cultural de Mato Grosso do Sul. Mas, diferentemente de muitas regiões, onde também se verifica grande diversidade humana e ambiental, a identidade cultural do Estado, moldada pela mestiçagem de costumes e tradições, mesmo estando associada aos legados migratórios e imigratórios, mantém um forte tempero regional.

Tempero que a TVE Cultura disponibiliza na Programação Especial 2020, pois a identidade do Estado afirma-se ao sabor da gastronomia, das produções musicais, do artesanato indígena, das artes plásticas, das artes cênicas, e das festas populares e danças. Mato Grosso do Sul que já é conhecido pelos Festivais de Inverno de Bonito e América do Sul, terá em 2020 os festivais do Norte e do Sul. Campo Grande segue como o centro de toda essa efervescência cultural.

A Programação Especial 2020 estará disponível também no Portal da Educativa e nas redes sociais, destaca o diretor-presidente da Fertel Bosco Martins. “Trata-se de uma programação eclética e plural, abrangendo o público em todos os segmentos e faixas etárias, já que na grade está também a produção voltada às crianças. A produção regional busca realçar as potencialidades naturais e a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul, sem perder de vista o conteúdo jornalístico, através do qual a TVE Cultura vai escrevendo e moldando a identidade do Estado, registrando fatos, apontando o crescimento econômico e social e abrindo o debate acerca das perspectivas”.

Bosco Martins destaca ainda o compromisso do governador Reinaldo Azambuja com a comunicação pública, notando as ações do governo desde o início da gestão, quando a TVE buscava se inserir no cronograma do processo de digitalização até os dias de hoje, quando a emissora pública caminha para a fase de interiorização, tendo 2020 como o marco do sinal digital em 20 cidades do interior, assegurando a pelo menos 65% da população de Mato Grosso do Sul programas de qualidade.

A programação especial 2020

Panorama MS, jornalístico e interativo, exibido de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 10h e 18h15, traz as principais informações do Estado e entrevistas com autoridades dirigentes públicos e especialistas para abordagens importantes, com foco na análise e participação do público.

Giro do Esporte – Exibido de segunda a sexta-feira, às 11h e 17h45, com reportagens e entrevistas no estúdio sobre o esporte amador e profissional, mantém o público informado e ainda abre espaço para o “esquenta” musical.

MultiplicidadeS – Estreando na TVE Cultura MS, Multiplicidades expõe a riqueza e a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul. Produzido para fomentar e divulgar o potencial audiovisual de Mato Grosso do Sul – da formação, memória e reflexão, à produção, distribuição e exibição -, MultiplicidadeS é uma série de inter-programas e um longa-metragem sobre o rico e multifacetado patrimônio cultural material e imaterial do Estado.

Cult da TVE – Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h45, às segundas e terças-feiras às 19h, quintas e sextas-feiras às 19h45, aos sábados às 21h30 e às 21h nos domingos, divulga os eventos e a produção cultural no Estado, com a opinião de produtores no campo das artes visuais, artes cênicas, literatura, teatro, música e dança.

Show da Terra – O programa traz o melhor da música regional e difunde as manifestações artísticas que moldam a identidade cultural de Mato Grosso do Sul, apresentado todos os domingos às 10h30 e às terças-feiras às 19h45.

Spoiler – Programa audiovisual com foco na produção de videoclipes de Mato Grosso do Sul, além de produções nacionais e internacionais da cena underground e cenários atuais. Vai ao ar às sextas-feiras às 19h15, aos sábados às 9h30, e aos domingos às 13h e 21h.

Prosa & Segredos – Exibição de shows musicais, literatura, poesias, memória digital, cultura, comportamento e relações sociais.

Memórias – Trajetórias e as transformações do mundo contemporâneo que levam à nova era da comunicação associada à sociologia urbana, que vem produzindo a revolução na forma de produzir e de consumir informação.

Poético – O Especial Poético leva o público às emoções. Uma viagem ao lirismo da literatura, do subjetivo ao romântico. Um passeio ao universo literário em suas dimensões formais e temáticas, da poesia, que contempla as diversas manifestações artísticas e formas de expressão, aos poemas, com seu gênero textual e harmônico.

Conexão Cidade – Outro destaque da grade de programação da TVE Cultura/MS é o lançamento do CD do cantor e compositor Paulo Simões com uma entrevista exclusiva no programa “Conexão Cidade” apresentado por Lupércio Marques.

Atrações na TV Cultura SP

Além dessas atrações regionais, sintonizado na TVE Cultura MS o público contará com a programação da TV Cultura de São Paulo, considerada a segunda melhor do mundo –conforme estudo do Instituto Populos realizada a pedido da BBC em 14 países– e que reserva muitos horários com atrações com conteúdos infanto-juvenis, documentários, mosaicos musicais, produções de afirmação da cidadania, serviços, debates e jornalismo interativo.

(*) Preferência medida pelo Instituto Ranking entre os dias 21 e 31 de outubro – 2019

Autor: Edmir Conceição/Portal da Educativa. Fotos: Pedro Amaral.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *