Alunos de escola estadual de Bonito vivenciam 150 anos da Retirada da Laguna

Conhecer a história do Brasil e de Mato Grosso do Sul por meio de experiências práticas, onde os alunos tem a oportunidade de reviver acontecimentos marcantes, obtendo melhores resultados em seu desempenho escolar. Foi com esse objetivo que os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes em Bonito (MS) participaram, na última quinta-feira (22), das comemorações dos 150 anos da Retirada da Laguna.

O evento, que reuniu instituições militares e civis, historiadores, pesquisadores e professores, tinha o objetivo de promover estudos e a divulgação do evento histórico ocorrido da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na Província do Mato Grosso, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), transcorrida entre os meses de maio e junho de 1867, durante as operações militares realizadas ao sul do Mato Grosso, que pretendiam investigar o que hoje é tido como monumentos, que lembram o episódio da Guerra do Paraguai.

O professor de história da escola e organizador do projeto “Viagem em Estudo”, Elton Teixeira explicou que foram trabalhadas diversas forma expressão relacionadas à temática para elucidar a história da “Retirada da Laguna”, como música, literatura, pintura e outros.

“O desdobra-se na metodologia destinada a elaboração de estudos, a ser cumprido na cidade de Bela Vista, Jardim e Nioaque, relacionado aos estudos desenvolvidos na disciplina de História como: Brasil Monárquico; 2º Reinado e Guerra do Paraguai e Retirada da Laguna, com alunos do 2º Ano do Ensino Médio, destinadas à abordagem de possibilidades diferenciadas de estudar História em ambiente não escolar”, destacou o educador.

O transporte dos alunos até a cidade de Jardim foi disponibilizado pela Secretaria de Educação do município, e contaram com o apoio da 4ª Cia Engenharia e Combate Mecanizada (Jardim).

Retirada da Laguna

A Retirada da Laguna, ocorrida entre 08 de maio e 11 de junho de 1867, durante a Guerra da Tríplice Aliança, teve início na fazenda Laguna, situada no Paraguai, e percorreu uma vasta área compreendida por municípios situados no atual Estado do Mato Grosso do Sul.

Poderia ser considerada apenas mais um dos muitos e esquecidos episódios da guerra, se entre os seus participantes não estivesse integrado como engenheiro militar o jovem Taunay, que registrou em livro a odisseia vivida na zona fronteiriça.

Em seu livro “A Retirada da Laguna”, Visconde de Taunay relata com detalhes o drama vivido pelos soldados brasileiros durante a perseguição sofrida pelo exército inimigo.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *