Ao Estadão, pesquisador destaca que fogo no Pantanal é 99% de origem humana

Foto: Jabuty

Em entrevista ao Estadão nesta terça-feira (13) o pesquisador Felipe Dias, diretor-executivo do instituto SOS Pantanal, destacou que os incêndios que devastam o Pantanal em Mato Grosso do Sul são causados principalmente pela ação do homem e são raros na região os focos originados por combustão espontânea. Segundo ele, o tempo seco e o vento colaboram para espalhar as chamas, que já destruíram mais de 1 milhão de hectares no Estado.

Conforme a entrevista, os focos começam, geralmente com uma ação do homem, em casos como queimadas controladas, e depois, fatores como a falta de umidade, o calor e o vento se incumbem de espalhar. Ele também destaca as queimadas as margens das rodovias estaduais, que tem como origem desde uma bituca de cigarro, até garrafas ou pedaços de vidro, que refletindo e ampliando a luz do sol, são suficientes para iniciar o fogo.

Até o momento, segundo o pesquisador, as queimadas já atingiram mais de 1 milhão de hectares e estão concentradas na região do Pantanal Sul.

Serra da Bodoquena

Foto: ICMBio

A Serra da Bodoquena é um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal, abrigando municípios conhecidos mundialmente por suas belezas naturais, como exemplo de Bonito, considerada a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul. Ela também engloba as cidades de Porto Murtinho, Jardim, Miranda e Bodoquena e o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que desde o início de agosto, está sob ameaça constante dos incêndios florestais.

No domingo (8) uma linha de fogo na morraria do Sul do Parque, com extensão de 4 km deixou ambientalistas e a população em alerta. Conforme relatório divulgado pela Fundação Neotrópica, que também auxilia no monitoramento das áreas atingidas e no combate aos incêndios, a área fica nas imediações da porção norte do Parna Bodoquena, próximo à Fazenda Ouro Verde e o objetivo tem sido conter o fogo antes atinja o Parna.

Na segunda-feira (9) o trabalho mais intenso foi as margens da MS-178, entre Bonito e Bodoquena. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Bonito, Edmundo Dineli, o combate ao incêndio contou com apoio da equipe de alguns brigadistas do ICMBio e do caminhão pipa da Guarda Municipal. A dimensão em hectares da área queimada ainda não foi calculada, mas imagens de drone feitas pelo fotografo da prefeitura, Jabuty, mostram que fogo se estendeu pelas margens da rodovia e adentrou algumas propriedades.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *