Artistas bonitenses brincam com fauna local e novas espécies surgem no Festival

Quem passou pela Praça da Liberdade de Bonito (MS) nos últimos dias, com certeza reparou as esculturas gigantes que enfeitaram o local e deram vida a 17ª edição do Festival de Inverno. Na verdade era meio impossível não reparar, já que os animais eram no mínimo inusitados.

A imaginação dos artistas plásticos da cidade fez surgir, por exemplo, a Sucuranta, que segundo a história, era uma sucuri cansada das caçadas e da longa digestão, que decidiu virar herbívora, desenvolvendo uma tromba, igual a da anta. Já o Jacaré-Guará nasceu durante uma longa seca, onde os jacarés precisam migrar para longe e acabaram desenvolvendo longas pernas, semelhantes a do lobo-guará.

As Piraputangas, espécie de peixe comum na cidade, cansaram de esperar os frutos caírem das árvores e criaram asas de Arara, surgindo assim as Pirapuaras. Um dos artistas plásticos responsáveis pela idealização das esculturas, Aleks Batista, 51 anos, explicou que esta é a primeira vez que a ambientalização do Festival é feita exclusivamente por bonitenses e que resultado foi melhor do que o esperado. “Nós estamos envolvidos nesse projeto desde o ano passado, deu muito trabalho e a vários abrangeu vários artesãos da cidade, o que para nós é muito importante, pois mostra que Bonito sabe fazer”.

Ainda segundo Aleks, mais dois artistas plásticos da cidade participaram da idealização. “Eu, a Buga Peralta e Gustavo Gaertner criamos os personagens, tanto as esculturas dos animais híbridos, como as dos seres alados, que protegem a natureza. Depois contamos com a ajuda de mais cinco artesãos para montar tudo. A personalização do Senhorzinho e a cobra usada na apresentação da orquestra ‘Vai Quem Vem’ também são nossas, assim como o portal de entrada, que simboliza a gruta onde a serpente foi aprisionada”, destaca.

O Festival de Inverno de Bonito aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho na Praça da Liberdade. Na última noite do evento a dupla sul-mato-grossense Leo Goiano e Girsel da Viola  e os gaúchos Renato Borghetti e Yamandu Costa encerram a festividade.

Fonte: Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *