Bonito lança programa que abre as portas do turismo em MS

Embaixadores de Eventos em Bonito é um Programa da prefeitura da cidade  e da associação Bonito Convention & Visitors Bureau, que ganhou apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Fundação de Turismo e Rádio e TV Educativa. O inovador e ambicioso programa pretende reforçar o status do município como a Capital do Ecoturismo e abrir as portas de outros destinos para a prática do turismo sustentável e qualidade de serviços a exemplo do Bonito.

A “radiografia turística” de Bonito, composta de folders com informações sobre as principais atrações, rede hoteleira, roteiros, localização e serviços será o portfólio dos “embaixadores” a divulgação dos eventos que ocorrem na baixa temporada.

De acordo com o presidente da associação Bonito Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Coinete, o status alcançado pelo município e o know how do trade em Bonito pode servir de modelo para desenvolver o turismo em outras cidades, como Jardim, Bela Vista, Porto Murtinho, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Costa Rica, entre outros destinos no Estado.

O objetivo do programa Embaixadores de Eventos é realizar ações de marketing e divulgação do potencial turístico. “Lançamos o programa em evento em Campo Grande dirigido às entidades promotoras de eventos com a presença de 140 pessoas. Julgamos de grande importância o apoio do Governo do Estado, prefeitura e entidades como o Sebrae, Fecomércio e Senac, dada a abrangência da iniciativa, que inclui não apenas a divulgação do turismo em Bonito, mas também a captação de congressos e fóruns técnicos científicos”.

A ideia do Programa Embaixadores de Eventos em Bonito, segundo Coinete, é buscar o apoio à divulgação e captação de eventos em Bonito, mostrando que nas baixas temporadas, por exemplo, há um grande fluxo de congressistas e participantes de seminários, que “gastam mais que o turista convencional”, pedem nota fiscal e assim contribuem para a receita do Estado e proporcionam crescimento da geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população. “O Programa de Embaixadores de Eventos em Bonito apoia profissionais que influenciem suas associações/entidades a realizar seus eventos em Bonito. O programa está aberto para todos que tenham interesse em captar um evento para a cidade de Bonito.

Para o prefeito de Bonito, Leleco Brito, o programa divide responsabilidades na captação de eventos, divulgação e oferecimento de serviços de qualidade aos visitantes. “Em tempos de crise, é muito importante inovar e usar a criatividade”.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, lembra que o potencial do Estado é muito grande. “Vamos consolidar a posição de Bonito como um destino não apenas do turismo interno, mas também internacional, mostrando que no Estado há vários outros destinos. As parcerias são importantes para fortalecer o turismo ecológico, contemplativo, de pesca, histórico e de eventos. Hoje a tendência é estimular o crescimento da indústria limpa, sem poluição”.

Segundo Athayde, a infraestrutura do município e sua condição de um dos principais destinos do ecoturismo faz de Bonito uma espécie de Portal do Turismo de MS. O município dispõe de mais de 5 mil leitos na rede hoteleira, que tem classificações de até quatro estrelas, centro de convenções e salas de reuniões, além de aeroporto de categoria internacional.

O presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, destaca que Bonito pode ampliar o papel de Portal do Turismo, mostrando além do potencial do município, outros destinos. “O Estado tem uma diversidade ambiental muito rica e o turismo ecológico é o carro-chefe das nossas potencialidades”.

Parceria Público Privada

Para o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, Bosco Martins, que é empresário em Bonito, “um dos objetivos da participação das emissoras do Estado é reforçar a estratégia de desenvolvimento adotada pelo governador Reinaldo Azambuja de buscar parcerias público-privada (PPP) em ações integradas cujo resultado é o bem comum, o desempenho institucional do governo e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Bonito em Brasília

A Prefeitura de Bonito fará uma primeira ação para divulgar o município e reforçar o programa de captação de eventos. Será entre os dias 25 e 29. Haverá uma mostra fotográfica intitulada “Bonito em Brasília” no Salão Verde do Senado. Idealizador do evento, o prefeito do município, Leleco Brito, acredita ser importante mostrar um dos locais mais belos do mundo na capital federal. “Muitas pessoas transitam pelos corredores do Senado, da Câmara e sempre pensei que Bonito deveria ter uma semana de destaque nesse ambiente, que é o local onde nós buscamos investimentos para a nossa cidade”, afirma o prefeito.

Além da exposição, a prefeitura também fará uma noite destinada à cultura sul-mato-grossense, com apresentações culturais e gastronômicas, além de sorteios de brindes. O evento será no dia 27 de maio, às 20 horas, com a presença de autoridades do município, do Estado e do governo federal.

Fonte: Gerência de Tecnologia e Internet/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *