Bonito: medidas de combate ao Covid-19 seguem até 20 de maio, com cidade fechada para turistas

Município ainda não tem nenhum caso confirmado da doença

O município de Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, optou por manter as medidas de proteção contra o coronavírus até o dia 20 de maio. Decreto que será publicado nesta quarta-feira (29) determina que todas as atividades relacionadas ao turismo continuam suspensas, assim como a realização de eventos com potencial de aglomeração de pessoas. A entrada de ônibus, vans e demais transportes fretamento de turistas continua proibida e o toque de recolher vigente entre as 22h e as 5 horas. Também ficou recomendado o uso de mascaras para todos que circularem em vias e locais públicos.

As aulas da Rede Municipal de Ensino, assim como programas assistenciais, feiras e exposições continuam suspensas – o decreto não fala sobre o recesso escolar em maio, como o anunciado pelo governo do Estado – e locais públicos de prática esportiva, como Centro de Múltiplo Uso, estádio e ginásio de esportes também deve permanecer fechados. Danceterias, boates, pubs, tabacarias e congêneres, hoteis, pousadas, albergues, casas de hospedagem cadastradas nas plataformas digitais e todos os atrativos públicos e privados permanecem com os alvarás de funcionamento e localização suspensos.

Agências e Operadoras de Turismo poderão reabrir, desde que sigam as orientações previstas no decreto. O documento substitui o que decreto 091, publicado no da 17 de abril, que previa a suspensão de avarás até 30 de abril.

Nos locais onde as atividade foram liberadas pelo decreto anterior, como academias e centros religiosos, deve-se continuar seguindo as medidas determinadas e acrescentar a obrigatoriedade do uso de mascaras de proteção facial. O uso de mascara também ficou sugerido a todos os moradores enquanto estiverem fora de seus domicílios.

Confira o decreto na íntegra:Decreto nº 098-2020 (1)

Preços congelados

A Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito) anunciou na última sexta-feira (24) que pretende reabrir os passeios a partir do mês de junho de 2020. A decisão foi tomada em assembleia e conforme o IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), um ofício foi encaminhado ao Executivo Municipal informando sobre a intenção. Conforme o documento, também foi aprovado durante assembleia que o tarifário de 2020 permanecerá vigente até Junho de 2021, sendo que opcionalmente, alguns atrativos irão estender até Dezembro de 2021. A Atratur informa ainda que vai manter a tarifa de baixa temporada até 18 de Dezembro de 2020.

Suspeitas descartadas

O município registrou duas suspeitas de coronavírus até o momento, sendo ambas descartadas após exames laboratoriais. Conforme a Secretaria de Saúde de Bonito, um homem de 44 anos, foi o primeiro suspeito. Ele deu entrada no hospital no dia 15/04 com uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado amostra de secreção nasal e encaminhado ao LACEN em Campo Grande, onde foi testado para COVID-19, H1N1 e outros vírus respiratórios. O resultado foi divulgado na sexta-feira (17) sendo negativo para o coronavírus.

O segundo caso foi de um paciente de 45 anos, também do sexo masculino, que deu entrada no hospital privado em Campo Grande, no dia 14/04 com pneumonia. Devido ao quadro clínico e comorbidades prévias, a equipe do hospital escolheu por pedir exame para COVID-19. Conforme informações prestadas pelo CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Estadual, o resultado do exame deu negativo. Apesar da internação ter ocorrido no dia 14, o fato só foi divulgado no dia 20/04.

Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *