Bonito recebe projeto “A música brasileira em seis cordas: Uma homenagem a Dilermando Reis” nesta sexta

O violonista e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Fernandes vai reviver os grandes sucessos de um dos maiores músicos brasileiros de seu tempo, Dilermando Reis. O projeto “A música brasileira em seis cordas: Uma homenagem a Dilermando Reis” vai levar música e cultura para dez cidades de MS, começando por Corguinho, nesta quarta-feira (10), Rochedo na quinta (11) e chegando a Bonito na sexta-feira (12).

O projeto é financiado com recursos do FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul). Em Bonito a apresentação será no auditório da Câmara Municipal, a partir das 19 horas.

Cada apresentação contará com a presença de uma cantora; Luciana Fisher, Ana Lucia Gaborim e Andressa Chinzarian que irão interpretar canções populares que foram gravadas por célebres cantores do passado, como Francisco Alves, Carlos Galhardo e Francisco Petrônio.

Dilermando Reis nasceu em 1916 e faleceu aos 61 anos, depois de construir uma sólida carreira que incluiu contratos com gravadoras como Columbia e Continental, turnês internacionais de grande sucesso e um contrato duradouro com a Rádio Nacional. Sua popularidade alcançou níveis impressionantes, sobretudo porque o artista nunca cantou uma só canção, tendo feito sua carreira apenas dedilhando seu violão.

Por outro lado, seu trabalho como acompanhador também é memorável e os duos com Francisco Alves, Carlos Galhardo e Francisco Petrônio lhe renderam reconhecimento e popularidade.

Dentre suas obras mais famosas para violão solo, há as valsas Noite de Lua, Dois Destinos, Uma Valsa e Dois Amores, Eterna Saudade, Súplica e ainda choros como Magoado, Tempo de Criança, Vê se Te Agrada, Gente Boa. Mas Dilermando reis ficou mesmo conhecido por interpretar obras da geração de violonistas que o antecedeu, como Sons de Carrilhões e Jongo – de João Pernambuco – e as célebres Marcha dos marinheiros e Abismo de Rosas – ambas de Américo Jacomino. Essas obras formaram o carro chefe que imortalizou.

Marcelo Fernandes, por sua vez, é professor da UFMS, doutor em música pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos principais solistas em atividade no país, tendo se apresentado em teatros e conservatórios na Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia  Chile e EUA. Participou do projeto Sonora Brasil do Sesc, dentro do qual empreendeu uma turnê de 86 recitais de violão em 20 estados brasileiros, ao lado do respeitado violonista pernambucano Henrique Annes.

Após seu doutorado sobre Modernismo Brasileiro, estreou a obra integral para violão de Camargo Guarnieri na Europa e mantém em seu repertório tanto obras populares, quanto obras do repertorio erudito para violão solo.

Para o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o projeto contribui para o acesso da população à cultura, “uma das prioridades do edital é estimular a circulação dos nossos artistas nos municípios do Estado, contribuindo com a descentralização das ações culturais”, ressalta.

Ricardo Maia, superintendente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) destaca a qualidade do projeto, “o Marcelo é um dos principais instrumentistas do Estado e, nesse trabalho, ele traz à luz a obra do grande compositor e instrumentista Dilermando Reis, figura importantíssima que influenciou a música brasileira”.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa, com informações da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *