Carta de Bonito traz metas conjuntas que podem contribuir para políticas globais, detalha ministra

Dirigente do Embrapa Bonito presenteou a ministra sul-mato-grossense. Foto: Kemila Pellin.

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, destacou durante a 9ª reunião anual de Ministros de Agricultura do Brics – grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, que as discussões são para oficialização de um documento, já denominado ‘Carta de Bonito’ que trará metas conjuntas dos cinco países em relação a agricultura, que podem refletir em benefícios globais.

“Esse foi uma reunião para finalizar este documento, que é a Carta de Bonito, que reflete tudo que os cinco países do Brics tem como meta conjunta sobre agricultura. Nós acabando de concluí-la, as delegações vão lê-la e se estiver tudo certo, nós assinaremos, e eu espero que traga muitos benefícios, não só para o Brasil mas para o mundo, porque não são políticas especificas para os nossos países, mas sim globais, desses cinco países que vão trabalhar em conjunto”, afirmou.

Ministra Tereza Cristina e secretário de Estado Jaime Verruck

A ministra também destacou a importância desses países, que somam 40% da população mundial e estão entre os principais países do mundo produtores na área agrícola, se imporem em relação ao protecionismo e o globalismo. “O protecionismo atrapalha muitos países em desenvolvimento, com tarifas altas, protecionismo sanitário usado na parte comercial, tem também o problema do meio ambiente que Brasil vem sofrendo com isso. Existe uma supervalorização do que aconteceu e se você pegar os dados não é bem isso, enfim, são mecanismo, são ferramentas que países que estão acostumados a ter esse mercado ficam muito incomodados com o protagonismo, principalmente do Brasil, na agropecuário. Então essa é a critica, para que a gente melhore esse ambiente, porque o mundo precisa de alimento. Nós temos muita pobreza no mundo, muita gente que precisa de alimentos de qualidade e baratos”, afirmou.

A assinatura da Carta de Bonito está prevista para a tarde desta quinta-feira (26) após entrevista coletiva com os ministros do Brics, no Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *