Depois de mudança de sentido em ruas, prefeitura de Bonito começa campanha para ciclistas

No dia 10 de outubro deste ano, algumas das principais ruas de Bonito (MS), incluindo a Pilad Rebuá, que corta a cidade de um lado a outro e é endereço certo dos turistas que procuram lojas de artesanato e alimentação, sofreram mudanças de sentido, passando a transitar em sentido único.

Desde o primeiro momento a preocupação era com adaptação dos condutores, que tiveram inclusive, prazo para acostumar com as mudanças, antes da aplicação de multas. Mas passados quase dois meses, a atenção mudou de foco e o objetivo agora é orientar e proteger os ciclistas, tanto que a Prefeitura decidiu criar a campanha “ATENÇÃO: Ciclista na contramão, não!

Nesta sexta-feira (2) o órgão divulgou uma reportagem com informações para os ciclistas, destacando inclusive as normas de trânsito descritas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), como a obrigatoriedade de andar sempre no mesmo sentido da pista. “O ciclista não precisa necessariamente de ciclovia para pedalar, embora elas sejam o ideal. Na ausência de ciclo faixa ou acostamento, ele está autorizado a pedalar na borda das faixas, no mesmo sentido dos carros e tendo preferência sobre eles”.

O conteúdo também destaca a presença de ciclistas em calçadas, descritas no CTB como ‘passeios’. Segundo a norma, a ‘bicicleta não pode rodar no passeio. Passeio é lugar de pedestres. Caso o ciclista queira transitar pelo passeio, deve descer da bike e empurrá-la, tornando-se um pedestre também. Do contrário, ele está sujeito à multa e apreensão da bicicleta. Há exceção nos trechos permitidos e assim sinalizados”.

A campanha vai de encontro com debate realizado na Câmara dos Vereadores, quando o representante do Demtrat (Departamento de Trânsito do Município de Bonito) prestou esclarecimentos sobre as mudanças e foi questionado sobre o risco dos ciclistas ao transitar na contramão. As crianças também foram mencionadas, sendo colocadas com ‘vulneráveis’ para situações de risco, principalmente nas horas de entrada e saída da escola.

Fique por dentro

As alterações foram financiadas pelo Governo do Estado, que liberou R$ 3 milhões para sinalização viária urbana das ruas centrais de Bonito e pavimentação e drenagem pluvial dos bairros Jardim Marambaia e Jardim Boa Vista. O recurso começou a ser investido em agosto e a previsão era de que o trânsito sofresse alterações ainda em setembro, mas por determinação judicial, as novas regras só puderam ser aplicadas após as eleições municipais.

Com os investimentos a área central ganhou vagas exclusivas para motocicletas, idosos e deficientes. A principal rua da cidade, Pilad Rebuá, virou mão única, com sentido balneário/centro e a Rua Luiz da Costa Leite, agora faz sentido contrário. As mudanças se estendem as ruas transversais da região central, com sentidos intercalados.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *