É na escola que se aprende: e que se conhece as belezas naturais de Bonito

Projeto ‘Conhecer Bonito’ leva alunos da rede municipal a atrativos turísticos da cidade

Conhecer Bonito, mergulhar nas águas cristalinas de seus rios e prestigiar a generosidade da natureza em um lugar como esse. Com certeza isso é sonho de muita gente, mas que algumas vezes se torna inacessível para quem mora tão perto. Por isso, a Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) em parceria com a Prefeitura de Bonito, desenvolve o projeto ‘Conhecer Bonito’, com alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais, que além de ter a disciplina ‘Noções Básicas do Turismo’ no currículo escolar, tem a oportunidade de conhecer os atrativos da cidade.

O projeto foi iniciado em 2013 nas Escolas Municipais Durvalina Dorneles Teixeira e João Alves Arruda, que complementam o Ensino Médio da cidade, junto com as duas unidades estaduais. Neste ano, 294 alunos se dividem entre as 23 visitas técnicas a atrativos turísticos e hotéis, além de 4 palestras e 2 atividades de educação ambiental em campo, totalizando 29 atividades.

Nos últimos dois meses, por exemplo, seis turmas realizaram atividades fora do perímetro escolar. Entre as visitas estão a caminhada e o banho de cachoeira na Boca da Onça, a flutuação no rio Sucuri, o rapel no Abismo Anhumas, o boia cross e cavalgada no Parque Ecológico do Rio Formoso, o dia de lazer no Balneário do Sol e uma expedição pelo Zagaia Eco Resort, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais do ramo hoteleiro da cidade.

Conforme a Associação, as atividades são realizadas no decorrer do ano letivo pelos alunos que cursam a disciplina Noções Básicas do Turismo e tem como objetivo proporcionar o aprendizado na prática.

Ao final de cada passeio, os alunos assistem a uma palestra com o representante do empreendimento, onde conhecem um pouco mais sobre o funcionamento da empresa, por trás de toda a infraestrutura de lazer. São apresentados aos funcionários, as normas de segurança, os projetos de sustentabilidade e muitas outras informações que ampliam o conhecimento do aluno sobre turismo e meio ambiente.

Ainda segundo a Atratur, serão realizadas mais 12 visitas a outros empreendimentos até o final de novembro.

O Projeto Conhecer Bonito conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e tem a parceria com diversas instituições e empresas da cidade como: Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, Fundação Neotrópica do Brasil, Museu Casa da Memória Raída, Polícia Militar, Aldeia Indígena São João, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e guias de turismo.

Empreendimentos turísticos apoiadores do Projeto:

Centro de Convenções de Bonito, Hotel Cabanas, Gruta do Lago Azul, Estância Mimosa, Boca da Onça Ecotour, Rio Sucuri, Balneário do Sol, Parque Ecológico Rio Formoso, Arvorismo Ybira Pê, Zagaia Eco Resort, Parque das Cachoeiras, Barra do Sucuri, Abismo Anhumas, Grutas de São Miguel e Praia da Figueira.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *