Em “Viagem ao Brasil Contemporâneo”, alunos escola estadual conhecem capital do país

Um grupo de 30 alunos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) de Bonito, teve a oportunidade de conhecer Brasília, com direito a visita aos principais atrativos da cidade, por meio de um projeto desenvolvido pela professora de História Marineize Neto Pleutim Aquino, que idealizou uma “Viagem ao Brasil Contemporâneo” para proporcionar experiências práticas que auxiliem no aprendizado.

A viagem foi entre os dias 8 e 9 de novembro, com alunos dos 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. A visita começou com Museu Juscelino Kubitschek, presidente da República precursor na construção da Capital do Brasil, no interior e coração do Planalto Central. “Para apresentá-los um conhecimento vivo sobre o conteúdo didático apresentado nos livros de História”, explica a educadora.

O alunos ainda conheceram o Museu dos Povos Indígenas, o Planetário construído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Agência Espacial Brasileira, onde tiveram uma aula prática, com direito a contemplação do céu e planetas com sua história  e dos povos que nomearam cada constelação.

Ainda vislumbraram, ao alto da Torre da Rádio, o panorama da cidade-Brasília através de um olhar tecnológico-aéreo. Conheceram a Igreja Catedral Metropolitana, uma das mais belas obras do arquiteto Oscar Niemeyer e visitam o Museu de Arte Moderna Nacional.

“E como momento de descontração conheceram o Zoológico que teve inspiração no elefante que Presidente JK ganhou de presente vindo da África e precisaria receber doações de suas terras e atualmente abriga mais de 300 espécies animais e o seu museu é coberto de história desses animais-espécies”, acrescenta Marineize.

A visita ao Congresso Nacional, onde puderam conhecer a cúpula política dos dias atuais e assistiram rapidamente a votação da Reforma no Ensino Médio, encerrou o passeio. Porém, a professora afirma que esta é a apenas a primeira, de uma séria de expedições que pretende proporcionar a seus alunos. “O transcorrer deste projeto é de 4 anos e assim o alunos conhecerão a capital do Império-Rio de Janeiro-Petrópolis, Minas Gerais capital da Conjuração Mineira e acarreta um valor histórico por apresentar dados sobre a Independência do Brasil, e Salvador-capital da Colônia para estes estudantes irem do universo da teoria para a praticidade-empírica do conhecimento histórico”, finaliza.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

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