Espetáculo que une a prática esportiva com a dança contemporânea será apresentado em Bonito

A 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito traz ao público o espetáculo “Bolero de 4”, que une a prática esportiva com a dança contemporânea. O intérprete-criador João Rafael Neto realiza uma interessante performance com sua bicicleta BMX, desenvolvendo uma linguagem própria, que desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa.

“Não é um espetáculo livre, é uma coreografia fechada. É a expressão desse meu relacionamento com a bicicleta. Deixa de ser uma bicicleta para ser minha parceira de cena”, explica o bailarino.

João Rafael pesquisa o hibridismo entre as técnicas de movimento, as novas tecnologias e os esportes urbanos, pilares para a sua criação coreográfica. Esta mistura estética desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa, criando assim, outros  significados particulares e próprios onde o dançarino-performer poderá  expressar sentimentos, construir discursos e, enfim, criar uma linguagem própria.

Desenvolve uma nova possibilidade e aplicação cênica para a bicicleta BMX. Por meio dos movimentos realizados durante a coreografia, expõe outras abordagens artísticas com a BMX que não sejam meramente acrobáticas, tirando-a do âmbito esportivo para um ambiente artístico. O espetáculo sugere um novo olhar, onde se quebra e reconstrói a imagem e a relação do ciclista e sua bicicleta para o público.

É uma dança circular e crescente assim como a música utilizada, o Bolero de Ravel, e retrata de forma poética a história, o relacionamento e a cumplicidade entre o dançarino e sua parceira de cena. A trilha sonora compõe dramaturgicamente a obra, desvendando aos transeuntes do local as relações estabelecidas de parceria, dueto ou “pax-de-deux”, entre os corpos na cena, envolvendo e conduzindo o público numa viagem desta relação íntima de amor e conflito.

O que chama a atenção de quem assiste é a habilidade com que Rafael chega a desmontar a bicicleta durante o espetáculo, equilibrando-se em apenas uma das rodas. Enquanto desenvolve a dança, ele chega a jogar as peças que se soltam. Para uso profissional em espetáculo existem bicicletas que chegam a custar R$ 5 mil e o artista gasta em média R$ 2 mil para cada nova manutenção.

Natural de Pernambuco e recentemente morando em Salvador, João Rafael Neto desenvolve uma pesquisa de dança com bicicletas desde 2003. Essa experiência está em consonância com as questões ambientais e urbanísticas levantadas atualmente sobre os modos de transporte urbano. Tem conhecimento em diferentes estéticas de dança (Ballet Clássico, Dança Moderna, Contemporânea e Popular Pernambucana), esportes de ação, e em Audiovisual e é artista integrante do coletivo Nii Colaboratório.

Atualmente, exerce atividades nas áreas das Artes Cênicas, estudando a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos. É estudante do Curso de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e concluinte do curso técnico em dança – habilitação em coreografia pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Trabalhou com companhias de dança e teatro, dentre elas a Cia Viladança, Sem Cia de Dança – Ambiente de criação coreográfica, CIA de Dança do Sesc Petrolina, CIA Circulando de Teatro e Corpo de baile da Banda Matingueiros. Atuou na minissérie “Ó PAÌ Ò”, da Rede Globo de Televisão – primeira figuração, e em comerciais.

Serviço: O espetáculo “Bolero de 4” será apresentado durante o Festival de Inverno de Bonito 2019, pelo bailarino  João Rafael Neto, no dia 25 de julho, quinta-feira, às 18 horas, na Praça da Liberdade,  e no dia 27, sábado, às 16 horas, Centro de Múltiplo Uso (CMU).

Autora: Karina Lima/Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Fotos: Alessandro Soav.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *