Estados do Consórcio Brasil Central firmam acordo para melhoria da aprendizagem de alunos

Um acordo de cooperação entre os estados participantes do Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins) e a Fundação Itaú vai promover a capacitação de profissionais da Educação com foco na melhor aprendizagem de alunos. Nesta quinta-feira (18), durante a realização do 4º encontro de 2016 do Fórum de Governadores Brasil Central, em Bonito, a parceria foi formalizada por meio da assinatura de um termo de cooperação.

A tutoria pedagógica é uma formação complementar destinada a diretores e profissionais de gestão da Educação, focada na melhoria de desempenho do trabalhador. O objetivo é que no dia a dia da escola o tutor possa reconhecer e valorizar as competências do tutorado (professor, coordenador e outros), desencadeando o processo de aprendizagem, agregando novos conhecimentos e melhorando os resultados de aprendizagem de alunos.

O projeto é piloto e está em processo de implementação nos estados (GO, DF, MT, MS, RO e TO). “É uma formação continuada em serviço, com acompanhamento de desenvolvimento de competências”, explicou a secretária de Educação de Mato Groso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta. Segundo ela, em MS profissionais da Educação já passaram pela formação do Itaú Social e aplicação terá início no ano letivo de 2017.

Studo +

Na Câmara da Educação do Consórcio Brasil Central também foi apresentada a proposta de cooperação técnica para a utilização da plataforma Studo +, startup com foco na melhoria da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, com a utilização de tablets com atividades para os estudantes e acompanhamento da aprendizagem, fazendo do professor um tutor e orientador e deixando o estudante mais independente e autônomo para trilhar o seu caminho educacional.

Esse projeto tem como objetivo melhorar a aprendizagem de alunos do 6º e 9º utilizando recursos tecnológicos. Inicialmente, o projeto piloto será implantado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, no início do ano letivo de 2017, podendo ser expandido para os outros estados integrantes do Consórcio. Segundo o representante do Studo +, Rangel Barbosa, a experiência será feita com três mil alunos, mil de cada estado. As escolas que receberão o projeto ainda serão escolhidas pelas secretarias de Educação.

Brasil Central – O Fórum de Governadores Brasil Central reúne chefes do Executivo dos estados do Centro-Oeste (MS, MT, GO e Distrito Federal), além de Tocantins e Rondônia. Está associado ao Consórcio Interestadual  de Desenvolvimento do Brasil, formado para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional. Criado em setembro de 2015, o Consórcio segue a linha de associações horizontais formadas nos EUA e Europa e também tem entre seus objetivos o reforço da representatividade política e das articulações com o Governo Federal.

Autor: Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *