Lideranças de Bonito participam do lançamento do Programa Fortalece Turismo

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (5) o lançamento do Programa Fortalece Turismo, iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado para capacitar lideranças e estimular a gestão colaborativa dos destinos turísticos. O evento foi realizado na sede do Sebrae Bonito e contou com a participação de representantes dos diversos setores do turismo no município.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling destacou a importâncias de se pensar a rota Bonito-Pantanal como algo integrado, planejando políticas de desenvolvimento conjunto. “A gente tem uma oportunidade única aqui agora, que é uma ferramenta, muito avançada, para trabalhar melhor de forma integrada, que tem sido a nossa proposta, desde 2017, quando assumi a Fundação, principalmente em relação a Bonito-Pantanal. Várias ações tem sido feitas para valorizar esses destinos, mas as garantias que a gente tem hoje de continuar as políticas públicas estão com vocês e não com as governanças. A gestão pública passa, mas vocês continuam aqui e só vai ter um desenvolvimento de fato sustentável, gosto de falar desenvolvimento responsável, se de fato esses dois territórios estiverem integrados sob a liderança da iniciativa privada, mas com todo o suporte da gestão pública, dando as condições que vocês tem para se desenvolverem”.

Conforme o gerente da Regional Oeste do Sebrae, Matheus da Silva Oliveira, o objetivo do programa é contribuir com as instâncias de governança turística nos destinos, por meio de suporte técnico especializado para uma gestão mais profissional da atividade, gerando resultados melhores. “Nossas lideranças, tanto dos poderes executivos e legislativos, não apenas dos municípios sede, mas como da região, e de órgãos ligados ao turismo, serão orientadas de forma gratuita em encontros presenciais, ao longo de seis meses”.

O mentor do programa, Richard Alves, também conversou com os participantes e antecipou um pouco do que será debatido ao longo do programa, como papel das lideranças no turismo, as boas práticas existentes, gestão estratégica com foco em resultados, entre outros.

Mais informações sobre inscrições e cronogramas estão disponíveis no site www.fortaleceturismo.com.br

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *