Lojas e atrativos particulares fecham as portas em Bonito

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul também está tomando as medidas necessárias para evitar o contágio e disseminação do Covid-19. Embora, o município ainda não tenha nenhuma notificação confirmada ou suspeita do coronavírus, desde terça-feira (17) um decreto municipal determinou uma série de medidas a serem adotadas por atrativos turísticos e comércio. O fechamento da Gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal, a partir desta quinta-feira (19) é um dos exemplos.

Os dois atrativos são geridos pelo município e devem permanecer fechados até o dia 8 de abril, ou quando a situação estiver normalizada. Quanto aos atrativos particulares, a recomendação era para que fossem tomadas as medidas de segurança necessárias para o funcionamento. A decisão de fechar ou não, ficou por conta dos proprietários. Até esta sexta-feira (20), pelo menos 20 instituições, ligadas ao turismo nos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena, informaram o fechamento das atividades – algumas até a primeira quinzena de abril e outras por tempo indeterminado.

O comércio também aderiu à quarentena e até o fechamento desta matéria, mais de 15 lojas, entre vestuário, artigos domésticos, materiais de construção e alimentação, informaram a suspensão dos atendimentos a partir de segunda-feira (23). Várias lanchonetes e restaurantes também optaram por atender apenas pedidos para entrega ou retirada no balcão e as que decidiram manter as portar abertas, alteraram os horários de atendimento para evitar aglomeração de pessoas.

As informações estão sendo divulgadas nas redes sociais dos estabelecimentos. Para quem não conhece a região, ou não sabe exatamente os nomes dos locais em que deseja ir, páginas como ‘Onde ir em Bonito’ no Instagram ou visitbonito.com.br atualizam diariamente as informações de quais atrativos e comércios estão em funcionamento.

Decreto Municipal

A Prefeitura de Bonito anunciou, no final da tarde desta terça-feira (17) o fechamento dos atrativos geridos pelo município – Gruta do Lago Azul e Balneário Municipal – e suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino, assim como o atendimento nos Centros de Convivência do Idoso e de Assistência Social,  pelo prazo de 20 dias, a contar desta quinta-feira (19). A medida vai de encontro com as recomendações do Ministério da Saúde e demais órgãos responsáveis para evitar a disseminação do coronavírus.

Também fica suspenso o funcionamento do Centro de Multiplo Us (CMU), Ginásio de Esportes e quadras poliesportivas e no Estádio Municipal. Todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais, bem como as concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos privados, com público superior a 50 pessoas também serão suspensos.

“As medidas que estamos anunciando foram bastante debatidas e são consideradas essenciais para prevenção ao coronavírus no município, embora não tenhamos até o momento registrado nenhum caso suspeito da doença em Bonito”, afirmou o prefeito o Odilson.

Confira o decreto na íntegra em matéria publicada pelo Portal-E clicando aqui

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *