Maio Amarelo: passeios ciclísticos, teatros, blitz educativas e palestras nas escolas marcam ações em Bonito

Nesta quarta-feira (24) alunos de escolas municipais e estaduais de Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, participaram de várias atividades que reforçam cuidados e atitudes necessários para a segurança no trânsito. As ações marcam a campanha Maio Amarelo, que neste ano tem como o tema “Minha escolha faz a diferença”.

Além de palestras nas escolas e das blitz educativas, que tem sido realizadas ao longo mês, ontem os pequenos do Cei (Centro de Educação Infantil) Laura Vicuña fizeram um passeio ciclístico com apoio da Guarda Municipal, onde receberam orientações práticas de como se portar na rua enquanto ciclista e pedestres.

Foto: Kemila Pellin

Cada um em ‘veículo’, as crianças puderam vivenciar os dois lados de uma situação rotineira do trânsito. Enquanto condutores, eles respeitaram a faixa de pedestre, dando preferência para que colega pudesse passar. Já enquanto pedestre, foram orientados de como se fazerem ‘vistos’ pelos condutores, chegando ao lado da faixa e sinalizando com os braços até que todos os veículos parem para que possam atravessar em segurança.

Foto: Kemila Pellin

Mais tarde, um teatro em frente à Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira simulou um acidente de trânsito provocado por condutores embriagados, onde a vítima, uma adolescente de 14 anos, foi bruscamente atingida enquanto atravessava a rua na faixa de pedestre.

Foto: Kemila Pellin

A peça foi encenada por alunos de escolas públicas da cidade, que compõe a ‘Companhia Todynho’. O nome foi escolhido pelo grupo, que já participou de cinco apresentações envolvendo temas de relevância social e que são recorrentes na adolescência e juventude, como o bullying e as drogas.

Foto: Kemila Pellin

A simulação despertou a atenção não apenas dos alunos, mas como de que passava pelo local, uma vez que carros da Polícia Militar, Guarda Municipal e ambulâncias foram utilizados na composição do cenário.

O comandante da PM de Bonito, Major Espíndola destacou a ação da polícia enquanto orientadora e também como ‘garantidora da ordem’. “O principal foco da campanha era orientar as pessoas quanto a postura correta no trânsito, tanto que participamos de várias blitz educativas e palestras em sala de aula, mas em algumas situações ainda é necessário uma intervenção direta, com abordagem, multa e em alguns casos, até a mesmo a prisão do condutor. Isso porque ele colocou em risco a vida ou segurança de alguém ou mesmo dele próprio”, detalha ao reforçar que o papel da polícia não é ser um meio de arrecadação e sim de proteção da vida.

Foto: Divulgação

O diretor do Demtrat (Departamento de Trânsito de Bonito), Paulo Xavier destacou que durante a campanha foram realizadas mais de 20 palestras em escolas, dezenas de blitz educativas, que contaram com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Instituto Mirim e alunos de escolas públicas.

A campanha Maio Amarelo será oficialmente encerrada neste sábado (27) com um passeio ciclístico pelas principais ruas de Bonito, com saída da Praça da Liberdade e chegada no CMU (Centro de Múltiplo Uso) onde ocorrem várias atividades alusivas ao trânsito.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *