Moda, artesanato, música e arte movimentam o Território Criativo no FIB 2016

Várias atividades movimentam o Território Criativo, que acontece na Casa do Artesão e na Praça da Liberdade durante o 17º Festival de Inverno de Bonito. O espaço fomenta a economia criativa com a comercialização de produtos gerados por coletivos artísticos de Mato Grosso do Sul. São peças de artesanato, moda, músicas tocadas por artistas locais e até comida típica.

Os espaços são geridos pelo movimento Bocaiúva Moda e Design, um coletivo de artistas e designers que trabalha com a economia criativa. Fernanda Teixeira, presidente do Fórum de Cultura do MS, fala que entre as atividades promovidas pelo Bocaiúva estão as rodas de conversa que discutem políticas públicas para a cultura, quais são os direitos e o papel de cada um no processo. “Um dos assuntos que esse coletivo visa debater é que a cultura sul-mato-grossense também é urbana, que nossa produção artística tem que ter raízes, mas também precisa evoluir”.

Segundo Cláudia Medeiros, superintendente de Economia Criativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado e coordenadora do Território Criativo, o espaço na Casa do Artesão apresenta três temas: a cultura pantaneira, o artesanato de bonito e o movimento Bocaiúva Moda e Design. “O movimento pela valorização da cultura pantaneira é uma ação do Estado. Aqui na Casa do Artesão ambientamos uma varanda pantaneira onde há apresentações musicais de artistas de vários municípios do Estado e também está sendo servido um arroz carreteiro. O visitante pode conferir a Feira Bocaiúva aqui ao lado que é feita com produtos da economia criativa”.

Durante as atividades do Território foi lançada a marca Vitral, das produtoras de moda Lauren Cury e Nara Leite. A bandeira levantada pelas meninas é a da sustentabilidade, pois trabalha com a produção de peças customizadas e a fabricação de roupas com sobras de pano. Durante o lançamento foi apresentado um vídeo editorial de 5 minutos chamado “Frida-se”, que faz alusão ao ícone feminista Frida Kahlo, em que elas apresentam uma coleção pensada no empoderamento e ousadia das mulheres em com cores fortes e vibrantes.

O Espaço Território Criativo acontece na Casa do Artesão e na Praça da Liberdade até domingo (31), das 14h às 22h, sempre com exposição e comercialização de roupas e artesanatos, oficinas e debates culturais, apresentação de música e performances, além do carreteiro que é servido ao preço de R$ 15,00. A programação dos artistas que se apresentam no Território Criativo pode ser conferida no site: www.festivaldeinvernodebonito.com.br

Autora: Débora Bordin

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *