MS pode ser fonte de conhecimento para alunos que viajam em busca de experiências

Tem forma melhor de aprender sobre Segunda Guerra Mundial do que uma viagem pela Europa, vendo de perto os cenários dos confrontos? E um mergulho nas águas cristalinas de Bonito, ou um passeio pelo Pantanal sul-mato-grossense para entender as complexas lições de meio ambiente?

Pois é, algumas escolas de Niterói, no Rio de Janeiro, optaram por conciliar teoria e prática em busca de um aprendizado mais prazeroso. A matéria divulgada pelo jornal ‘O Globo’ nesta segunda-feira (31) destaca a iniciativa do Sistema de Ensino pH, que conduz estudantes do ensino médio em viagem pedagógica dentro e fora do país.

Em agosto deste ano, 42 estudantes foram à Europa visitar cenários onde foi travada a Segunda Guerra Mundial. Eles conheceram locais de Inglaterra, França, Alemanha, Polônia e Itália onde ocorreram conflitos que mudaram os rumos do mundo no século XX.

Conforme a reportagem, a viagem durou 18 dias e reuniu alunos de todas as unidades do pH da Região Metropolitana, acompanhados de professores. A professora de história do pH Icaraí, Rafaela Mateus, destacou que a ideia é fazer com que o aluno fixe melhor a disciplina, além de promover interação entre colegas e professores de outras unidades:

“Quando saem da sala de aula, eles entram no campo da reflexão do conteúdo, fixam o conceito do assunto”.

Para o ano que vem, o projeto prevê viagens por outras regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul para experiências práticas relacionadas a disciplinas que abordam o meio ambiente. O Pantanal e Bonito foram mencionados como roteiros prováveis.

A professora Rafaela diz que os estudantes jamais esquecem esse tipo de experiência. “Tenho alunos de outras unidades que falam com um carinho especial da viagem que fizeram. Uma experiência única”.

Aqui também

As viagens internacionais podem não fazer parte da realidade das escolas locais, mas com certeza os encantos de Bonito não são apenas privilégio dos turistas. Na cidade um projeto da Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) em parceria com a Prefeitura de Bonito, leva alunos dos 6º ao 9º ano das escolas municipais a diversos atrativos do município.

O ‘Conhecer Bonito’ concilia conhecimento teórico na disciplina ‘Noções Básicas do Turismo’ com experiências práticas em visitas técnicas a atrativos turísticos e hotéis, além de palestras e atividades de educação ambiental em campo.

O projeto foi iniciado em 2013 nas Escolas Municipais Durvalina Dorneles Teixeira e João Alves Arruda, que complementam o Ensino Médio da cidade, junto com as duas unidades estaduais. Neste ano 294 alunos foram contemplados.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *