Mutirão de limpeza recolhe quase 4 toneladas de lixo das margens de córrego em Bonito

O mutirão de limpeza realizado no último sábado (9), entre o  Hotel Candeias e o Centro de Controle de Zoonoses de Bonito (CCZ) – as margens do córrego Marambaia/Saladeiro – resultou no recolhimento de quase 4 toneladas de lixo.

Conforme representantes do Grupo Unido Conservamos, responsáveis pela organização do mutirão, foram removidos 4 caminhões de lixo, o que totaliza quase 4 toneladas de resíduos, entre animais mortos, móveis, eletrodomésticos, lixo orgânico e doméstico, garrafas e latinhas, uma vez que o trecho também é rota de acesso a passeios do município.

O  IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) também participou da ação e foi o principal responsável pelo recolhimento dos resíduos de dentro do córrego, uma vez que os voluntários estão mais preparados para esse tipo de situação e estavam vestidos com macacões, botas e luvas para evitar contaminação.

A Casa do Vidro e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alguns vereadores e voluntários da comunidade ajudaram no mutirão, que contou com aproximadamente 35 voluntários. “A importância é mostrar para a comunidade a nossa omissão em manter o ambiente público em boas condições de uso, porque assim, nós não temos funcionários, a gente que cuida do mundo. A gente fez a ação e o resultado será expostos nos arredores para conscientizar, porque não basta fazer o ato, a gente tem que tentar fazer com que ele toque a comunidade e isso transforme culturalmente para que a gente não tenha que vir duas vezes do por ano para cá”, destaca Pedro Hardt Araújo, guia de turismo, integrante do Grupo Unidos Conservamos e um dos organizadores do mutirão.

A presidente da Câmara Municipal de Bonito, Luíza Ribeiro, também ajudou na coleta e destacou os danos ambientais que o lixo descartado em local inadequado pode causar ao município. “Acho importante pela preservação do nosso meio ambiente. As chuvas vem, cai tudo no nosso rio e a nossa natureza responde pelos nossos atos. Então eu quero deixar um pedido, que a nossa população nos ajude a cuidar, tenha consciência de não jogar o lixo, porque a gente limpa agora e daqui uma semana está sujo de novo, então precisamos da colaboração de todos”, reforçou.

O Grupo Unido Conservamos é formados por membros da comunidade civil de Bonito, entre guias de turismo, empresários, ambientalistas, entre outros e foi criado com propósito de auxiliar nas ações ambientais do município.

Autora e fotos: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *