No dia da Padroeira, missa campal reúne milhares de fieis em capela de ‘Santo popular’

Foto: Kemila Pellin

O dia da Padroeira do Brasil é também dia de homenagear o ‘santo popular’, que embora não seja reconhecido oficialmente pela Igreja Católica, tem centenas seguidores em Bonito (MS). Devoto de nossa Senhora da Aparecida, Sinhozinho viveu na cidade por volta de 1944 e hoje recebe devoção igual a santa. A cada ano o público da Missa Campal cresce, reunindo centenas famílias na capela do Mestre Divino, como ficou conhecido em seu tempo. Neste ano mais de 2 mil pessoas participaram do evento.

Antes mesmo de o sol nascer, à estrada de chão que leva a Capela de Sinhozinho, a pouco mais de 12 km da cidade, já é iluminada pelas velas e lanternas dos peregrinos vem e vão ao santuário.  Uma pouco mais tarde, mais ainda sim antes de muita gente sequer cogitar levantar de sua cama em dia de feriado, um grupo de ciclista sai da Paróquia São Pedro Apóstolo, no centro da cidade, também em direção a capela. O local foi construído por volta de 1944 pelo próprio Sinhozinho e desde então é considerado sagrado pelos moradores da cidade.

Foto: Paróquia São Pedro Apostolo

Sinhozinho foi um personagem importante da história do município, porque apareceu por ali quando tudo não passava de um vilarejo e a única figura religiosa a qual os moradores tinham acesso, era o padre do município mais próximo, que vinha no local de tempos em tempos. Conforme relatos de seus seguidores, Sinhozinho foi um líder messiânico, de simplicidade igualada a Jesus a Cristo, que se comunicava apenas por gestos.

Alguns afirmam que devido aos milagres realizados por ele, alguns comerciantes e farmacêuticos locais usaram de suas influencias para prendê-lo e torturá-lo, mas que após as agressões, Sinhozinho teria sumido de dentro da cadeia e nunca seria visto.

Foto: Kemila Pellin

Até hoje alguns seguidores se reúnem no local para fazer orações em diversas épocas do ano, mas é no dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia da Padroeira do Brasil, que a Capelinha ganha vida e fica lotada de fieis. Além de sediar a Santa Missa, nesta data muitas pessoas aproveitam para pagar promessas e presentear as crianças com doces e lanches.

O padre Israel, responsável pela igreja católico em Bonito, destacou a passagem do profeta pela cidade e reforçou o pedido de respeito pelo local. “Nós temos que agradecer ao pai por nos presentear com uma figura como Sinhozinho. Deus usa sinais para falar conosco. Nossa Senhora é reconhecida como o maior sinal de Deus para com o povo brasileiro e nós de Bonito, podemos dizer que fomos privilegiados por ter um sinal Dele em nossas terras, na nossa história”.

Sinhozinho

Foto: Paróquia São Pedro Apostolo

Os relatos sobre a passagem de Sinhozinho no vilarejo, que hoje se transformou no município de Bonito, ficam por conta da memória dos mais antigos, que vivenciaram seus milagres e seguiram seus passos até que fosse preso e torturado pela polícia local e depois sumisse misteriosamente de dentro da cadeia.

Sua existência, assim como os milagres que realizou, de forma discreta e silenciosa, já que se comunicava apenas por gestos e não acumulava riquezas, até geram dúvidas entre a população. Muita gente conhece Sinhozinho apenas pela lenda da Serpente Gigante que um dia engolirá Bonito.

Conheça um pouco mais da história de Senhorzinho no documentário produzido pelas acadêmicas Geisy Garnes e Kemila Pellin, do curso de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), como trabalho de conclusão do curso:

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *