OAB/MS e ESA/MS promovem debate sobre rios de Bonito

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) e a ESA/MS (Escola Superior de Advocacia) vão promover um debate sobre o turvamento dos rios de Bonito e região. O assunto entrou em foco em março, quando a moradores, pesquisadores e profissionais do turismo começaram a denunciar o caso. A Audiência Pública “Bonito em debate: Uma análise sobre o assoreamento dos rios de Bonito”, será realizada na próxima segunda-feira (06), às 19 horas, no auditório da OAB/MS.

Os palestrantes serão o Juiz Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, Alexandre Estuqui Jr.; o Promotor de Justiça na Comarca de Bonito, Luciano Furtado Loubet, que desenvolve Projeto ‘Formoso Vivo’; e o Professor Raphael Chaia, Pós-Graduado em Direito Ambiental, mestre em Desenvolvimento Local, área que faz doutorado.

O promotor Alexandre Estuqui já comentou sobre o tema em outras ocasiões e destacou  principais problemas do município nesse sentido. “A gente sabe que está tendo um crescimento da lavoura aqui e com isso estão vindo os problemas ambientais. A lavoura não é o único problema, mas contribui bastante. Basicamente eu posso resumir que os problemas de Bonito estão na falta de mata ciliar nos principais rios de Bonito. Não existe uma fiscalização do Imasul e nem a PMA tem estrutura para isso. Eu entendo também que a falta de conservação das estradas estão afetando e muito o turvamento dos rios, porque as águas das propriedades vão para as estradas e acabam levando essas águas sujas, barrentas para os rios e o outro grande problema nosso é a falta de plano de conservação do solo das propriedades rurais. Simplesmente o proprietário não quer gastar, não quer fazer curva de nível, açude, aí da uma chuva, essa agua bate na terra e escorre para um rio onde turva. A chuva vai trazer sempre um turvamento, o problema aqui é Bonito é que eles são excessivos e poderia ser evitados se esses três fatores forem selecionados”.

Em Bonito um transporte será disponibilizado gratuitamente para quem tiver interesse em participar do evento. Os interessados devem fazer a inscrição no site da ESA/MS entrar em contato com Jair pelo telefone (67) 9297-4747 para agendar a van.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *