Parlamento Jovem: Depois de uma semana em Brasília, Wesley volta com diploma na mão e experiência na bagagem

Com a bagagem cheia de experiências e coração transbordando esperança, o deputado jovem de Mato Grosso do Sul, Wesley Ferraz, de apenas 16 anos, chegou de Brasília há tão pouco tempo, que como descreveu, ‘ainda não consegue nem organizar as ideias dentro da cabeça’. Após uma semana vivenciando o dia a dia dos deputados federais, o aluno da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, teve que encarar os olhares curiosos e até desconfiados dos colegas, que por um momento, fizeram o silêncio ecoar no pátio da escola para que sua voz se sobressaísse.

Entre palavras de motivação e ainda em êxtase por tudo que viveu durante a 13ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), Wesley tentou transmitir aos colegas a importância de acreditar em si mesmo. “Quando o professor Elton apresentou o projeto, nem eu acreditei. Uma viagem de graça para Brasília poderia acontecer em qualquer escola, mas aqui não. Só que eu tive a oportunidade de acreditar nos meus próprios sonhos, porque os professores da nossa escola são os melhores do mundo e cabe a nós sermos os melhores alunos que pudemos ser. Eu acreditei nele, como ele acreditou em mim e por isso nós conseguimos”, disse.

Sobre a política, o garoto demonstrou uma motivação um tanto nova, diante de tudo que temos vivido no Brasil. “Eu acredito na política, que ela não é isso que estamos vivendo. Somos nós quem vamos construir uma nova história. Nós somos realmente somos o futuro desse país, como sempre ouvimos dizer, por isso não podemos nos reprimir, nos silenciar. A gente precisa participar, mostrar que somos capazes e que o futuro será construído a partir de agora”, afirmou Wesley aos colegas, ao lembrar que na Capital do país, ele não era ele, mas sim o garoto de Bonito.

Após a explosão de emoções que dividir sua experiência com os colegas provocou, Wesley pode contar um pouco mais sobre o projeto, afirmando que superou todas as suas expectativas, indo além de uma simples simulação. “Nessa simulação como deputado federal eu pude agregar culturas diferentes, pessoas diferentes, olhares e visões diferentes. Eu pensava comigo, que o meu ideal era muito diferente dos outros, mas eu vi, quando eu cheguei lá, que todos nós lutamos por uma causa única, que é a melhora da população. É a melhoria de vida de todos nós que batalhamos dia a dia”, explicou.

E depois de tantas experiências, o garoto de apenas 16 anos afirma que não quer parar ali. Que a política já faz parte de sua vida e um dia, pretende ocupar novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas desta vez, como parlamentar. “Eu tenha a ideia de deixar um legado para a cidade de Bonito. Ainda quero fazer alguma que as pessoas lembrem que foi eu quem conseguiu trazer como melhoria para a cidade”, disse.

O projeto de Wesley, que prevê a medição mensal dos níveis de qualidade dos rios em cidades que tenham a água como atrativo turístico, foi aceito pelos demais parlamentares jovens sem precisar passar pela pauta do plenário e agora está sujeito a ir para pauta do plenário dos deputados federais e quem sabe, virar projeto de lei.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem Brasileiro Proporcionando simula as experiência dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo. Neste ano foram selecionando 78 estudantes para representar os estados brasileiros na Câmara dos Deputados entre os dias 26 e 30 de setembro.

O número de representantes jovens por Estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional: São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *