Quermesse de São Pedro colore as ruas e agita Bonito durante final de semana

Considerado o mais antigo evento cultural de Bonito (MS) a 89ª edição da quermesse de São Pedro Apóstolo, padroeiro do município, coloriu a rua da Capela, em frente a Praça da Liberdade, entre quinta-feira (29) e domingo (2) e agitou não apenas o fiéis, mas toda a comunidade.

Mais que um evento religioso, as comemorações do padroeiro já entraram para o calendário oficial da cidade e contam com apoio não apenas do Executivo, como do comércio e associações. A festa também integra a comunidade com a participação de alunos de escolas públicas e particulares durante as apresentações.

Além da quermesse, desde a década de 50 o evento conta ainda com Cavalgada de São Pedro, onde a imagem do santo é carregada pelas ruas da cidade pelos cavaleiros, que saem em procissão.

São Pedro Apóstolo é considerado padroeiro do município porque em 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira missa campal da região.

Na ocasião, o capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma capela e com a ajuda da comunidade, o sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo.

Foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa. Fotos: Paróquia de São Pedro Apóstolo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *