Saneamento básico e ambiental de Bonito é objeto de estudo de alunos da UFMS

Foto: UFMS Aquidauana

Alunos dos cursos de Geografia Bacharelado, Geografia Licenciatura e de Biologia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Aquidauana, realizaram diversas visitas técnicas no município de Bonito, com objetivo de  conhecer o sistema de captação, tratamento e destinação do esgotamento sanitário da cidade, além de analisar o processo de abastecimento da água para consumo humano e compreender os aspectos físicos, sociais, ambientais e políticos do saneamento básico.

A visita foi realizada no início desta semana e contou com a orientação da Profa. Lucy Ribeiro Ayach. Os alunos também participaram de uma palestra com o secretário municipal de Meio Ambiente de Bonito, Edmundo Dinelli Jr., que falou sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos no município e demais projetos ambientais, os quais consistem em um grande desafio à administração pública e visita à destinação final dos resíduos sólidos, que atualmente é disposto a céu aberto (lixão), com projeto de transformação em aterro controlado.

Também foi realizada uma visita técnica à Empresa Sanesul, responsável pelo saneamento básico do município, para conhecimento do processo de captação, tratamento e distribuição de água, que possui a peculiaridade de utilizar apenas a água subterrânea para abastecimento público e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bonito, também de responsabilidade da Sanesul, onde técnicos da área explicaram e demonstraram todo o processo de tratamento do esgoto.

Ao final das atividades, os alunos passaram a analisar os dados e relatar suas conclusões, através das informações colhidas e do aporte teórico e considerando a hidrogeomorfologia e a fragilidade do ambiente cárstico da região da Serra da Bodoquena.

Segundo a Profa. Lucy, os objetivos foram alcançados: “parabenizamos a participação dos alunos e ressaltamos que é primordial a realização de aulas de campo e visitas técnicas para a qualidade da formação profissional, principalmente nas áreas de Geografia e Biologia. Tudo isso também auxilia na ampliação da visão de possibilidades de atuação dos futuros profissionais. Os objetivos da visita foram atingidos”.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa, com informações da UFMS

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *