Vereadores de Bonito pedem sinal digital da Educativa 104.7 FM e da TVE Cultura

Bosco (à esquerda) recebe de vereadores solicitação para Educativa 104.7 FM chegar a Bonito. Foto: Iasmin Biolo/Fertel.

Atendendo a pedidos da população, Lucas Capacete, Pantera, Pedrinho da Marambaia e Varginha apresentam solicitações ao diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins

Vereadores de Bonito que estiveram nesta terça-feira (20) em Campo Grande solicitaram a expansão do sinal digital da TVE Cultura e da Educativa 104.7 FM ao município ao diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins. O pedido atendeu a demandas da população, interessada na qualidade da produção das emissoras públicas.

A agenda na Fertel fez parte das ações dos edis na Capital, onde também solicitaram ao Governo do Estado melhorias na sinalização da MS-382, a fim de reduzir o número de acidentes, ao secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Ridel, e ao seu adjunto, Flávio César.

Os pedidos foram entregues pelos vereadores Edinaldo Gregório Dias (o Pantera), Lucas Leandro Paes (o Lucas Capacete), Pedro Aparecido Rosário (o Pedrinho da Marambaia) e Valdevino Vargas Ribeiro (o Varguinha). Na sede da Fertel, eles se reuniram com Bosco e apresentaram a demanda sobre as emissoras públicas sul-mato-grossenses, com ênfase na difusão do sinal da rádio estatal em Bonito.

“É uma reivindicação de toda a comunidade por se tratar de uma rádio interativa, com muita variedade de programação e que exalta a cultura do Estado”, explicou Lucas. “Muitos ouvintes têm nos procurado pedindo a Educativa, principalmente jovens e a população mais velha”, prosseguiu o vereador. Pantera concordou, reforçando que, no caso da TV, “há um interesse e aprovação da população há muito tempo, que gostam da programação”.

Diretor-presidente da Fertel agradeceu interesse da população de Bonito em emissoras públicas de MS. Foto: Iasmin Biolo/Fertel.

Bosco recebeu o ofício assinado pelos vereadores solicitando estudos de viabilidade técnica para a conversão do sinal da TVE Cultura para digital no município e que as transmissões da rádio também alcancem a cidade. O diretor-presidente da Fertel explicou que a TV passa por processo de melhoria no interior, devendo, nos próximos meses, ativar novas antenas digitais em 19 municípios.

“Trabalhamos com um planejamento para otimizar nosso serviço, como orientação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel e, graças a acordos e convênios, viabilizamos o sinal digital tanto para a TVE Cultura como para a Educativa 104.7 FM”, disse Bosco. “Enquanto a primeira está em fase de expansão, nossa rádio, que completa 25 anos em 2019, ganhará em breve seu sinal digital”, prosseguiu.

O diretor-presidente ainda agradeceu a visita e o interesse dos vereadores nas emissoras, lembrando do importante papel de Bonito na Fertel. “A TVE Cultura está instalada em Bonito, com o nome de Theodorico de Góes Falcão, um poeta maior, e tem sua identidade. Nosso desafio será, agora, atender ao pleito de levar a Educativa 104.7 FM até a cidade, para o qual esperamos contar com o apoio do governador e do secretário Riedel para reforçar nosso sistema público de comunicação”.

Pantera, Pedrinho, o presidente Márcio Pereira (Fundect), Lucas, Bosco e Varguinha. Foto: Iasmin Biolo/Fertel.

MS-382

Na Governadoria, a comitiva, acompanhada de Bosco, encontrou-se com Riedel e Flávio César para apresentar os pleitos envolvendo a sinalização e recuperação da MS-382, principalmente no trecho entre Guia Lopes da Laguna e Bonito –mais especificamente próximo à ponte sobre o rio Miranda, trecho que têm sido palco de constantes acidentes, alguns deles fatais.

Flávio César garantiu que o pedido será encaminhado à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), enquanto Riedel aproveitou para anunciar aos vereadores a retomada do gabinete itinerante do governo estadual. Bonito, assim como as vizinhas Guia Lopes e Jardim, serão incluídas na etapa de Aquidauana, com data a ser confirmada.

O grupo de vereadores ainda se encontrou com o diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira, que apresentou possibilidades de financiamento de projetos para pesquisa em regiões como a Serra da Bodoquena –estratégica para o Estado por seu potencial turístico–, e Hélio Mandetta, assessor especial do Governo do Estado, com quem trataram de ações para a região de Bonito.

Pantera, Varguinha, Lucas Capacete, Helio Mandetta, Bosco Martins e Pedrinho da Marambaia. Foto: Iasmin Biolo/Fertel.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *