01 de Outubro de 2020

VIVER

Quinta-feira, dia de Panelinha. Vem onda de calor? A gente rebate com bebidas bem refrescantes. Para quem é da cafeíne: café gelado com limãofrapê de café ou leite com gelo. Pra quem prefere começar o dia sem café, lassi de iogurte com cardamomo ou ayran, a bebida turca que leva iogurte e sal e é uma surpresa de tão fresca. Lembrando que o fim de semana se aproxima e uma fatia fininha de pão com um camada de recheio saboroso e charmoso cai super bem. O crostini é um petisco fácil de preparar e que transforma o jantar em happy hour. No Panelinha, você escolhe o sabor: tem de gorgonzola com mel de amaretto, de pimentão com alho e de sardinha, com cebola e limão.

O Brasil registrou 876 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 143.886 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias foi de 689, uma variação de -12% em relação aos dados registrados em 14 dias. É o 8º dia seguido que o país apresenta média móvel abaixo de 700.

E a Anvisa, especulam, poderá flexibilizar os critérios para aprovação de uma vacina e liberar um imunizante com 50% de eficácia mínima. Tradicionalmente, o padrão adotado é de 70%. “Quanto de eficácia mínima é necessária para se aprovar uma vacina? Tradicionalmente, nós temos o critério de 70% e a maioria dos estudos foi desenhada, delineada, para se mostrar uma eficácia de 70%. Mas na situação de pandemia, tendo em vista a ausência de alternativas terapêuticas, o impacto global que essa pandemia trouxe, é possível flexibilizar esse critério para 50%, desde que esse balanço risco/benefício esteja muito claro”, afirmou Gustavo Mendes Lima Santos, gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa.

Timothy Brown faleceu ontem na Califórnia, aos 54 anos. Em 1995, Brown, um americano que vivia na Alemanha, descobriu ser positivo para o HIV. Em 2007, 12 anos depois, ele foi submetido a um procedimento que levou a remissão do vírus causador da Aids, que não voltou mais a dar sinal em seu corpo, mas o “paciente de Berlim”, como ficou conhecido, foi vítima de leucemia mieloide aguda, tipo de câncer no sangue diagnosticado em 2006 que se espalhou, depois, para seu cérebro e coluna.

O câncer de Brown surgiu antes de sua “cura” do HIV. Entenda a relação entre os dois fatores.

CULTURA

Joaquín Salvador Lavado Tejón morreu ontem aos 88 anos em Mendoza, Argentina. Fãs do mundo inteiro lamentaram a perda de Quino, o criador da Mafalda, a menina de seis anos de idade que questionava o mundo à sua volta sem parar. Foi o mais traduzido da língua espanhola.

Mafalda: “Não é verdade que o passado foi melhor. O que acontecia era que os que estavam na pior ainda não se haviam dado conta”. Outras frases.

Artistas do Brasil, Chile, Colômbia e México destacaram seu legado. “O fato de ele ter colocado seus questionamentos e inquietações com o mundo na boca de crianças é algo assustadoramente talentoso”, comentou Sidney Gusman, editor da Mauricio da Sousa Produções. Trino Camacho, um dos cartunistas mais importantes do México, atribui a universalidade de Quino à sua capacidade de conectar algo muito local (como a realidade portenha de Mafalda) com questões sem nacionalidade. “Quino foi o nosso Gabriel García Márquez. Acho que ele é o maior cartunista de toda a América Latina”. Na Colômbia, Quino também foi uma figura poderosa. “Uma das qualidades de Quino é que suas observações são relevantes em diferentes gerações. Como cartunista, tinha também a enorme capacidade de fazer parecer fáceis desenhos muito difíceis, fazia-os funcionar de forma muito direta e intuitiva, com técnica e linhas brilhantes”, disse Pablo Guerra, ilustrador e editor da Cohete Comics.

Mauricio de Sousa: “O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”.

COTIDIANO DIGITAL

A China está preparando uma investigação antitruste contra o Google. Segundo a Reuters, o governo vai investigar acusações de que a empresa teria usado seu domínio no Android para sufocar a competição móvel, o que causaria danos à Huawei e outras empresas chinesas. A investigação pode começar já em outubro e seguir como foi feito na Europa. Em 2018, a UE cobrou uma multa de US$ 5,1 bilhões do Google. A investigação acontece após os EUA aumentarem as restrições à empresas chinesas, como a Huawei, e pressionar para a venda do TikTok.

Mas o próprio governo americano também deve lançar, em breve, uma investigação antitruste contra o Google. Além de investigar o domínio do Google no Android, o Departamento de Justiça também deve analisar o domínio da empresa na publicidade digital e no mecanismo de pesquisa.

Porém nem tudo é má notícia para o Google. A UE está prestes a aprovar sua compra da Fitbit, empresa de monitoramento de dados de saúde e fitness. A big tech, no entanto, deverá cumprir algumas concessões, como não usar, por 10 anos, os dados coletados para direcionar anúncios.

ECONOMIA

Com a reabertura da economia, o desemprego bateu recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas. Segundo o IBGE, chegou a 13,8% no trimestre encerrado em julho — a maior marca da série, iniciada em 2012. O período também foi marcado por outros recordes: o total de brasileiros ocupados recuou para 82 milhões, o menor da série, com queda de 8,1% em relação ao trimestre anterior, e de 12,3% ante o mesmo período de 2019. E a força de trabalho (pessoas ocupadas e desocupadas) chegou a 95,2 milhões de pessoas, com queda de 6,8% frente ao trimestre anterior. (Estadão)

Um levantamento da consultoria iDados aponta que esse nível de desemprego ainda é mais amplo e é o maior desde 1992, período fora da série do IBGE. (Globo)

O desemprego tem afetado principalmente os mais jovens. Pelo menos um em cada seis jovens perdeu o emprego durante a pandemia, segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Aqueles que têm entre 15 e 24 anos foram atingidos de maneira desproporcional, com um dano ainda mais profundo para as mulheres. “Os vínculos são mais instáveis, o trabalho mais precário, as trajetórias educativas mais intermitentes, e tudo isso se aprofunda com a pandemia”, explica Pedro Núñez, pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais na Argentina. (El Pais)

No Brasil, 40% dos jovens com ensino superior não têm emprego qualificado, segundo a consultoria IDados. Desde 2014, os jovens que entraram ou se formaram no ensino superior enfrentam um mercado de trabalho bastante fragilizado. E a pandemia deve agravar esse cenário. (G1)

Pois é… Estudos apontam que as gerações que chegam ao mercado de trabalho em período de recessão tendem a ganhar menos e ser menos produtivos durante toda a vida devido a concorrência acirrada e falta de emprego. (Valor)

O BC alertou o governo sobre impacto do Renda Cidadã no rating do Brasil. Segundo Igor Gadelha, em reunião, o presidente Roberto Campos Neto chamou atenção de que a proposta de bancar o novo Bolsa Família com recursos de precatórios e do Fundeb está repercutindo mal também entre investidores estrangeiros. Atualmente, o Brasil não possui o chamado “grau de investimento” pelas principais agências de classificação de risco. E com a pandemia, algumas delas, inclusive, revisaram a nota para viés negativo. (CNN Brasil)

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *