04 de Fevereiro de 2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou ontem suas regras para conceder autorização de uso emergencial a vacinas — deixa de ser necessário que o imunizante tenha passado ou esteja passando por testes de fase 3 no Brasil. A decisão beneficia diretamente Sputnik V e Covaxin, produzidas na Rússia e na Índia, respectivamente. E a entrevista coletiva em que a Anvisa anunciou a mudança ainda estava em andamento quando o Ministério da Saúde anunciou que pretende comprar 30 milhões de doses de ambas. O negócio deve ser acertado na sexta-feira. As vacinas podem chegar ainda este mês, mas sua aplicação segue dependendo de uma confirmação final da Anvisa. Produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, a Covaxin estava sendo negociada inicialmente por empresas privadas.

Apesar da mudança de posição na Anvisa, a Covaxin deve fazer testes de fase 3 no Brasil, conduzidos pelo Instituto Albert Einstein.

TECH NO PRÓXIMO NÍVEL 

A pandemia acelerou o investimento das empresas em inteligência artificial — mais especificamente, mais da metade dos negócios adotaram IA de forma generalizada em 2020, segundo a PwC. Porém, poucas, apenas 25% dessas, conseguiram obter um melhor retorno que outras organizações. Essa diferença acontece porque criaram uma estratégia de IA. Entre os fatores adotados, por exemplo, foi enquanto a maioria utiliza a tecnologia apenas para análise e extração de insights, essas empresas também usaram a IA de maneira operacional para gerar receita, como na projeção de demandas e mais resiliência na cadeia de abastecimento.

A internet ainda está bem longe das pequenas e médias propriedades rurais brasileiras. Apenas 23% dos agricultores têm acesso em toda a operação agrícola do país, segundo a McKinsey & Company. Aqueles que têm ainda utilizam de forma muito superficial, como uso de alguma rede social para obter ou trocar informações sobre a propriedade, e não está inserida no processo produtivo. As iniciativas de inovações ainda são isoladas. Em dezembro, por exemplo, o governo de Goiás lançou, em parceria com a Huawei, rede móvel 5G para aplicar drones e robôs capazes de monitorarem lavouras em busca de ervas daninhas e direcionar a aplicação de herbicidas.

Infelizmente, vazamento de dados virou pauta quase que recorrente por aqui. Em 2020, o Brasil foi líder em vazamentos de dados de cartões, acumulando sozinho 45,4% do total de casos registrados no mundo — bem distante do segundo colocado, os EUA (34,3%), segundo a empresa de cibersegurança Axur. Os motivos são: além da grande população, os brasileiros estão mais abertos às tecnologias e clicam em links sem receios — a maioria das fraudes acontece pela internet.

CULTURA

No ano em que todos precisaram ficar em casa, era natural que a TV fosse o entretenimento preferencial e que o streaming dominasse. Mas a Netflix foi além e passou como um rolo compressor sobre a concorrência nas indicações para o Globo de Ouro. Produções da plataforma receberam 42 indicações, 35% do total em disputa. Concedido pela Associação de Correspondentes Internacionais de Hollywood, o prêmio é considerado a mais importante prévia do Oscar. O anúncio dos vencedores acontecerá numa cerimônia (virtual) no dia 28 de fevereiro.

Além do domínio da Netflix, um destaque da lista de indicados foi a presença de três mulheres disputando o prêmio de Melhor Direção: Emerald Fennell (Bela Vingança), Regina King (Uma noite em Miami…) e Chloé Zhao (Nomadland). Antes delas, somente cinco diretoras haviam sido indicadas, sempre em anos diferentes, e apenas a primeira delas, Barbra Streisand, venceu – com Yentl, em 1984. Ela ainda disputou em 1992 com O Príncipe das Marés, mas perdeu.

VIVER

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) pretende leiloar para exploração áreas próximas a santuários naturais, como Fernando de Noronha, sem que seja feita avaliação ambiental. A ANP se baseia numa manifestação conjunta dos ministérios das Minas e Energia e do Meio Ambiente dispensando a avaliação, ignorando recomendação do Ibama.

Panelinha no Meio. Tudo bem, não é exatamente um prato fresquinho para digerir no verão, mas a vaca atolada é um clássico brasileiro e tem a ver com o clima reinante. Costela de vaca feita na pressão até ela largar o osso, com generosos pedaços de mandioca – ou aipim, ou macaxeira, dependendo de onde você estiver preparando. Para ficar completa, só falta um bom cochilo depois.

COTIDIANO DIGITAL 

A Xiaomi não deixou por menos e entrou com processo contra o governo americano por incluí-la em lista de “empresas militares comunistas chinesas”. Uma das últimas ordens de Donald Trump antes de deixar o cargo proíbe que pessoas e organizações americanas mantenham ações dessas companhias, que, na visão dos EUA, teriam ligações com o governo da China. Caso a medida não seja revertida, a retirada de investimento deve ser feita até novembro — e as empresas podem sair das bolsas de valores americanas.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *