04 de Setembro de 2020

Chegou enfim ao Congresso a proposta do governo para Reforma Administrativa — é a reforma do serviço público. As regras não valerão para quem já é funcionário. Por decisão do Planalto, ela não incluirá parlamentares, magistrados, promotores e procuradores, além dos militares. Depois de aprovada a emenda constitucional, apenas as carreiras típicas do Estado terão direito à estabilidade e à aposentadoria integral. Antes de conseguir estabilidade, será preciso passar por um período de dois anos de experiência. E só uma lei posterior vai definir quais carreiras são essas. Os penduricalhos acabam — licenças prêmio, aposentadoria compulsória como punição, aumentos retroativos, férias de mais de 30 dias e adicionais vários. O texto precisa ser aprovado duas vezes por cada uma das Casas do Parlamento, com maioria de três quintos. (G1)

VIVER

O Brasil teve 830 mortes registradas e 44.728 novos casos de Covid em 24 horas, chegando ao total de 124.729 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 858 óbitos, uma variação de -13% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Este número continua mostrando no momento uma tendência de queda. Em casos confirmados, já são 4.046.150 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 44.728 desses confirmados no último dia.

Falando de vacinas contra a Covid-19, o modelo de distribuição proposto pela Organização Mundial da Saúde foi questionado por dezenove especialistas em ética e saúde global do mundo. O plano prevê que os países recebam doses proporcionais às populações, mas autores do estudo ponderam que essa estratégia é falha, uma vez que países igualmente populosos estão enfrentando níveis drasticamente diferentes de morte e de impactos econômicos. Uma nova proposta, publicada em um artigo na revista Science, foi apresentada pelos autores. A fase 1 do modelo proposto foca a redução de mortes prematuras e outros danos irreversíveis na saúde. Inicialmente, seriam priorizados os países que teriam a maior melhora da expectativa de vida a cada dose de vacina recebida.

Covid-19 e mudanças climáticas. O chefe da ONU disse que o mundo está enfrentando duas crises urgentes. António Guterres pediu aos governos que incorporem ações climáticas significativas em todos os aspectos da recuperação da pandemia. “Vamos enfrentar as duas e deixar as gerações futuras com a esperança de que este momento seja uma verdadeira virada para as pessoas e para o planeta”.

COTIDIANO DIGITAL

Em comemoração aos 35 anos do Mario, a Nintendo anunciou o lançamento de vários games e eventos para o Nintendo Switch. A maior novidade é a coletânea Super Mario 3D All-Stars, que inclui versões remasterizadas de Super Mario 64, que estreou em 1996, Super Mario Sunshine, de 2002, e Super Mario Galaxy de 2007. Estará disponível de 18 de setembro a 31 de março de 2021. Os outros cinco lançamentos são: Super Mario Bros. 35, que segue a fórmula de Tetris 99 em uma versão online com outros 35 jogadores ao redor do mundo; Super Mario 3D World + Bowser’s Fury; Mario Kart Live: Home Circuit; Game & Watch: Super Mario Bros, inspirado nos sistemas Game & Watch dos anos 1980; e o Super Mario All-Stars. As datas de quando estarão disponíveis.

CULTURA

Primeiro grande evento cinematográfico realizado de forma física desde o início da pandemia do novo coronavírus, a 77º edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza segue até o dia 12. A abertura contou com artistas, cineastas e nomes importantes da indústria. Público e imprensa tem acesso a todos os títulos da programação desde que sigam os protocolos de segurança, como o uso de máscaras o tempo todo. A capacidade das salas foi reduzida em 50%; os assentos são reservados pela internet e o comprovante checado na entrada.

A luta pela reabertura dos cinemas e a recuperação física dos festivais é uma “batalha pela civilização e pela cultura”, disse o diretor artístico do Festival de Veneza, Alberto Barbera. Suas declarações foram apoiadas por uma carta assinada pelos diretores de outros sete festivais de cinema, incluindo Thierry Frémaux, de Cannes, José Luis Rebordinos (San Sebastián) e Tricia Tuttle (Londres), que sediarão festivais físicos ainda este ano.

Aliás… Barbera revelou à revista italiana Ciak Magazine seus três filmes favoritos da 77ª edição. São eles: o coreano Nak-won-eui-bam, de Park Hoon-jung, o italiano Assandira, de Salvatore Mereu, e o brasileiro Narciso em férias, de Renato Terra e Ricardo Calil. O documentário, sobre a prisão de Caetano Veloso durante a ditadura militar, será exibido dia 7 de setembro, na Out of Competition, simultaneamente ao lançamento no streaming do GloboPlay.

E a atriz britânica Tilda Swinton foi premiada com o Leão de Ouro de Carreira pelo conjunto da obra. A atriz, que já interpretou vários personagens que desafiam classificações de gênero, disse que apoia a decisão de outro grande festival, o de Berlim, de não separar mais atuações masculinas e femininas nas premiações.

São 18 títulos disputando o Leão de Ouro deste ano de melhor filme – menos que o normal. Confira a programação e os filmes selecionados.

Curiosidades. A Liberdade É Azul, de Krszystof Kieslowski, 1993, é um dos filmes que se tornaram clássicos após exibição no festival, o mais antigo do mundo. O primeiro episódio da trilogia das cores do autor polonês dividiu o Leão com Short Cuts – Cenas da Vida, de Robert Altman.

E as dicas culturais para o fim de semana prolongado. Hoje tem show de Marina de La Riva; amanhã, de Pedro Luís e, no domingo, de Clemente. Acompanhe pelo YouTube e pelo Instagram do Sesc. A Casa de Francisca transmite neste sábado uma apresentação ao vivo de André Mehmari – pianista que circula entre a música de concerto, a MPB e o jazz.

No teatro, a atriz Nena Inoue está em temporada virtual e gratuita com o solo Para Não Morrer. Já o Museu do Ipiranga reúne diversas ações, como exposições virtuais e conteúdo online, no projeto Ecos do Ipiranga. Visite. Um conjunto de 22 xilogravuras mostra as até então inéditas flores de Oswaldo Goeldi. Também é possível visitar a mostra online.

Por falar em feriado, começa na segunda o FLI – Festival Literário de Iguape, que neste ano será virtual, com convidados como Gilberto Gil, Amara Moira e Ailton Krenak. O evento será transmitido pelo YouTube e Instagram. Para mais dicas culturais, assine a newsletter da Bravo.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *