05 de Fevereiro de 2021

VIVER

Quase 521 anos depois do desembarque de Cabral os povos nativos brasileiros vão ter que preencher uma série de requisitos criados pela Funai para serem reconhecidos como tal. Antes, o reconhecimento era baseado em autodeclaração. Agora, além dela, é necessário “vínculo histórico” da etnia com parte do território brasileiro, “origem e ascendência pré-colombiana” e “identificação do indivíduo por grupo étnico existente”. A Funai diz que o objetivo é evitar fraudes na concessão de benefícios, mas o Ministério Público Federal afirma que a medida é ilegal e recomenda sua revogação imediata.

No momento em que o Brasil se vê na condição de pária ambiental, uma pesquisa do Ibope mostra o completo descolamento entre as políticas do governo e o pensamento da população. Segundo o levantamento divulgado nesta quinta-feira, 77% dos brasileiros consideram proteger o meio ambiente uma prioridade, mesmo que isso tenha um impacto negativo sobre a atividade econômica. O aquecimento global é reconhecido por 92% dos entrevistados, e 88% acreditam que ele pode afetar as gerações futuras.

Não é só a poluição ambiental produzida pelo ser humano que põe em risco a vida nos oceanos. A poluição sonora também ameaça o ecossistema marinho, segundo estudo de 25 especialistas de diversas partes do mundo. Debaixo d’água uma infinidade de espécies se guia pelo som para encontrar alimento ou abrigo. Mas atividades humanas, da prospecção de petróleo ao surf, tornam o ambiente “ensurdecedor”.

COTIDIANO DIGITAL

Dias após tomarem o poder em um golpe, o novo governo militar de Mianmar bloqueou o Facebook. A suspensão será até 7 de fevereiro por uma questão de “estabilidade”.

Pois é… Quando os militares tomaram conta do governo esta semana, além de garantir o controle da TV estatal também cortaram a internet antes de ser “parcialmente restaurada” no final do dia. Essa estratégia se tornou quase que uma receita de governos autoritários para controlar movimentos populares. E tem se tornado cada vez mais comum. Tem acontecido atualmente na Índia, em protestos de agricultores contra o governo, e na Rússia. Pelo menos 35 países restringiram o acesso à internet ou plataformas de mídia social pelo menos uma vez desde 2019.

Meio em vídeo. Depois de transformar uma loja de livros na internet em um dos maiores marketplaces do mundo, Jeff Bezos anunciou que está deixando seu cargo de CEO da Amazon para se dedicar a um novo hobby. Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre os planos de carreira do bilionário e relembram fatos marcantes de sua história. Também em pauta a polêmica dos celulares nas salas de aula da China e os novos recursos do Galaxy S21. Veja no YouTube.

CULTURA

Oferecido pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, o SAG Awards divulgou ontem sua lista de indicados. Entre os destaques está Chadwick Boseman, que morreu de câncer no ano passado, indicado como melhor ator por A Voz Suprema do Blues e melhor ator coadjuvante por Destacamento Blood. Assim como o Globo de Ouro, cuja lista de indicações saiu na quarta-feira, o SAG é considerado um dos principais termômetros do Oscar.

Para ler com calma. Quem nunca se emocionou ouvindo Adiós, Nonino (Youtube) simplesmente não está vivo. Seu criador, o argentino Astor Piazzolla (1921-1992), foi o responsável por levar o tango para além de todos os limites impostos pelo tradicionalismo. Da infância em Nova York, trouxe o fascínio pelo jazz, ao qual somou a música erudita e os tangos clássicos, misturou em seu bandoneón e dele expôs a alma argentina. No dia 11 de março o mundo comemora seu centenário, mas as homenagens começarão bem antes da data.

Edith Pretty tinha 56 anos quando, em 1937, descobriu tesouros arqueológicos em sua propriedade no interior da Inglaterra. Mas, no filme A Escavação (Netflix), Edith é vivida nessa época por Carey Mullingan, de 35 anos. É só mais um exemplo da exclusão sofrida por atrizes com mais de 45 anos em Hollywood. Fora as grandes estrelas de praxe, é incomum uma atriz madura conseguir um papel principal.

Depois de encerrar suas atividades em cinco cidades brasileiras nos últimos meses, a Livraria Cultura mostra que está longe de sair da crise financeira. A rede anunciou o fechamento de três lojas, incluindo a unidade no Shopping Curitiba, a única que mantinha na capital paranaense. Em São Paulo, fecharam as filiais dos shoppings Villa-Lobos e Bourbon, considerada a joia da rede. Com isso, Cultura está reduzida na capital paulista a três lojas, uma delas em reformas. A empresa está desde 2018 em recuperação judicial.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *