05 de Outubro de 2020

VIVER

O Prêmio Nobel 2020 em Medicina foi anunciado hoje pela Academia Sueca. Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os ganhadores pela descoberta do vírus da hepatite C. Os estudos de Harvey J. Alter de hepatite associada a transfusões de sangue demonstraram que um vírus desconhecido era uma causa comum de hepatite crônica. Michael Houghton usou uma estratégia não testada para isolar o genoma do novo vírus, batizado de vírus da hepatite C, enquanto Charles M. Rice forneceu a evidência final mostrando que o vírus da hepatite C podia, sozinho, causar a hepatite.

A Amazônia é tema de uma série de artigos assinados por especialistas e publicados pelo New York Times sobre como os povos da região estão vivenciando as versões mais extremas dos problemas de nosso planeta. O objetivo da série A Amazônia viu nosso futuro: contar o que está acontecendo e imaginar um futuro melhor. Todos disponíveis em inglês, espanhol e português.

Carolina Levispesquisadora de pós-doutorado: “Durante séculos, cientistas procuraram a ‘Cidade Perdida’ escondida na Amazônia. Procuravam um modelo padrão de edifícios majestosos de pedra, comuns em cidades da Europa e do Oriente Médio. Eles não perceberam as outras formas de monumentalidade expressas pelas árvores ali bem na frente deles. Árvores gigantes, como as avós da Floresta do Tapajós, são elos entre os povos amazônicos e seus ancestrais. Queimar uma delas até o chão é como destruir uma biblioteca cheia de registros históricos insubstituíveis”.

O Brasil registrou 364 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 146.375 óbitos desde o começo da pandemia. Segundo análise do G1, desde o dia 14 de setembro, a tendência na média móvel de mortes não apresentou alta nem queda representativa em comparação com os 14 dias anteriores. Antes disso, o país passou por um período de uma semana seguida com tendência de queda no registro de mortes. A média móvel de novos casos foi de 26.142 por dia, uma variação de -13% em relação aos casos registrados em 14 dias. No total, 4 estados apresentam alta de mortes: Amazonas, Pernambuco, Roraima e Sergipe.

CULTURA

Partiu Zuza Homem de Mello. Escritor, jornalista, contrabaixista, técnico de som, foi o mais importante pesquisador de música do país. Estava com 87 anos e morreu enquanto dormia em seu apartamento, em São Paulo. Zuza finalizou nos últimos dias uma biografia sobre João Gilberto. Ao falar sobre suas audições do álbum Amoroso, que João lançou em 1977, dizia que não conseguia ouvi-lo sem ir às lágrimas. E só de contar, chorava mais uma vez. Já havia feito um perfil sobre o violonista baiano, mas decidiu refazer os escritos, ir mais fundo na pesquisa, entrevistar mais pessoas e expandir a história.

Caetano Veloso: “Zuza Homem de Mello morreu dormindo. Ou pelo menos é o que podemos imaginar, tendo-o conhecido. Paz perene, Zuza foi a melhor pessoa que conheci nos bastidores da TV Record entre 1966 e 1968, quando esta era a emissora mais focada em música que existia no mundo”.

Juliana Borges: “Com o crítico, aprendi muito sobre jazz, um ritmo que já me intrigava desde cedo, principalmente pela forte figura de Nina Simone, mas que eu pouco sabia como bem apreciá-lo. E lá foi Zuza Homem de Mello ser um baita de um ‘professor’ a essa que vos escreve por ensinar que: jazz tem tema e improvisação; que jazz nos move fisicamente e no estômago; e que essa é uma ligação quando pensamos que suas origens vêm de descendentes africanos em diáspora; da relação que podemos fazer com as músicas populares e em como eles ‘mexem’ fisicamente conosco”. (Revista Claudia)

Neste vídeoRoberto Menescal fala sobre Zuza e seu amor pela bossa nova e pelo jazz. “A gente adorava a atitude dos caras do jazz”.

É Tudo Verdade 2020, competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens, divulgou ontem o vencedor na categoria melhor documentário de longa-metragem Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz, levou o prêmio. Libelu reconstitui a história do grupo Liberdade e Luta, pioneiro a gritar Abaixo a Ditadura nas manifestações dos anos 1970 e mais tarde originária da tendência O Trabalho, do PT. O júri integrado atribuiu ainda duas mençõesSegredos do Putumayo, de Aurélio Michiles, e Fico Te Devendo Uma Carta do Brasil, de Carol Benjamin, os dois abordando a questão dos direitos humanos no País, no período áureo do ciclo da extração da borracha na Amazônia e durante a ditadura militar.

COTIDIANO DIGITAL

O Brasil subiu seis posições e passou para a 51ª colocação entre 63 países no Ranking Global de Competitividade Digital do IMD. Porém é o segundo país com a maior falta de mão-de-obra digital. Está na 62ª posição entre os países pesquisados, somente na frente da Venezuela. Apenas 17% dos alunos brasileiros estão nas áreas científica e tecnológica. O ranking procura mostrar como as economias empregaram tecnologias digitais e a habilidade delas em resistir à pandemia. Os quatro líderes, EUA, Cingapura, Dinamarca e Suécia, mostraram mais flexibilidade tanto no setor privado como público para reconstruir suas economias.

Porém nem tudo é má notícia para o Google. A UE está prestes a aprovar sua compra da Fitbit, empresa de monitoramento de dados de saúde e fitness. A big tech, no entanto, deverá cumprir algumas concessões, como não usar, por 10 anos, os dados coletados para direcionar anúncios.

Então… A Microsoft e o Linkedin liberaram 96 cursos de capacitação. Em português e todos gratuitos.

ECONOMIA

Para além do auxílio, outras ações emergenciais devem ser estendidas para 2021. Mesmo sem orçamento, o governo tem discutido a prorrogação de programas como o Pronampe, para as micro e PMEs, e a redução a zero da alíquota do IOF nas operações de crédito. (Valor)

O governo está dividido: a ala fiscalista, que quer cortar gastos – representada por Guedes e o presidente do BC, Roberto Campos Neto – e a desenvolvimentista que quer lançar o Renda Cidadã excluindo o programa do limite do teto – liderada por Rogério Marinho, militares e líderes do Centrão. Na sexta (2), avisado de que Marinho o havia criticado para investidores, Guedes o chamou de “despreparado, desleal e fura-teto”. (Estadão)

Essa briga pública faz Guedes perder cada vez mais espaço no governo, avaliam articuladores políticos e dirigentes partidários. Hoje, o ministro do Desenvolvimento é considerado mais próximo de Bolsonaro do que o ministro da Economia. Mas a área econômica não vê risco de saída de Guedes já que Bolsonaro tem o apoiado publicamente. (Folha)

Vinicius Torres Freire: “O presidente teria grande desconfiança da equipe econômica, que ‘não joga para o time’, não acha soluções, que inventa soluções burocráticas. Não seria o caso de Guedes, que teria ingenuidades e vaidades, mas seria leal e merece gratidão por ter apoiado Bolsonaro desde antes da campanha eleitoral. Seja como for, Guedes é incapaz de convencer Bolsonaro de um plano ordenado e completo a respeito de quase qualquer coisa, vide a novela do Renda Cidadã. Por outro lado, acredita que vai tourear o presidente e convencê-lo de suas ideias fixas, como a CPMF. São dois anos de cabo de guerra, problema que ora ameaça afundar a reforma tributária. Gente do próprio ministério da Economia diz, de resto, que o ministro leva a Bolsonaro ideias que ainda não estão prontas, que acabam sendo chanceladas com pouca base, ou volta do Planalto com planos novos que acertou com o Planalto, mas que ainda não têm ou não terão fundamento. Sim, além do mais há secretários de Guedes que não gostam de Guedes. Os economistas do governo agora trabalham em um plano de cortes de despesas sociais ‘aos poucos’, de modo a não afrontar Bolsonaro, evitar um estouro do teto de gastos e financiar um Renda Cidadã, enquanto tentam ainda levar adiante as emendas emergenciais que permitirão um talho na renda dos servidores. Políticos do governismo e parte do ministério tentam ainda uma saída alternativa, que envolve sim um fura-teto, talvez extraordinário, como uma extensão do período de calamidade, do que Guedes está bem ciente e fala em público.” (Folha)

As Bolsas na Ásia fecharam no azul. Tóquio ficou em +1,23%, Hong Kong em +1,32% e Coreia do Sul em +1,29%. Shangai ainda está fechada por causa de feriado local. A sinalização de melhora no quadro de saúde de Trump amenizou os mercados. Na Europa, pela manhã, Frankfurt estava em +0,69%, Paris em +0,84% e Londres em +0,73%.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *